Geral

Álbum de figurinhas da Copa feminina vira projeto com diversão em escola de Vitória

Produzido por capixabas, álbum adotado por escola particular da Capital traz textos sobre a origem de cada mascote dos países que participam do Mundial do Futebol Feminino e levanta temas para serem trabalhados em sala de aula

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Foto de Deivid de Paula

Para motivar a aprendizagem de forma lúdica, uma escola particular de Vitória aproveitou a aproximação da Copa do Mundo Feminina para iniciar o projeto de criação de um álbum de figurinhas. 

A iniciativa, além de valorizar a edição feminina do torneio, também leva conhecimento com diversão para estudantes do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Monteiro.

O projeto consiste em um álbum de figurinhas personalizado e exclusivo, com mascotes dos 32 países participantes da Copa. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Foto: Foto de Deivid de Paula

O álbum contém ainda informações de história, cultura, geografia e idiomas de todas as nacionalidades incluídas.

Os autores Gabriel Vogas e Thiago Egg, que são capixabas, foram os responsáveis pela ideia, com o auxílio da designer Nane (Mariane Rocha). Vale ressaltar que todos os mascotes dos países são criações próprias dos autores. 

“Tratando-se da Copa do Mundo de Futebol Feminino, ser 'convocada' para este projeto como uma designer/ilustradora, mulher, é significativo. Eu me sinto representando colegas de profissão que merecem respeito e reconhecimento por seus trabalhos”, destaca Nane.

Ao todo, o álbum possui 28 páginas, onde o aluno encontra textos explicativos sobre a origem de cada mascote e páginas com conteúdos extras, como a história do esporte em geral e do futebol feminino.

Alunos participaram de concurso na escola 

Para completar, existem ainda 7 figurinhas extras, com os mascotes de cada série envolvida no projeto. 

“São ilustrações feitas pelos próprios alunos. Eles participaram de um concurso e uma figurinha foi escolhida por profissionais da escola para representar cada série. As figurinhas extras foram apelidadas de 'legends' pelos alunos”, contou Juliana Poltronieri, coordenadora do ensino fundamental da escola. 

Como funciona o projeto?

Foto: Divulgação / Escola Monteiro

Ainda segundo Juliana, toda semana os alunos recebem um pacote com figurinhas. A proposta é que tenham o álbum completo antes da Copa Feminina começar. 

Além de toda a informação contida no álbum, faz parte do objetivo do projeto fomentar a interação entre as diferentes salas, com a tradicional troca de figurinhas no recreio. Há ainda momentos de troca com a própria turma.

“Tem sido muito interessante porque é um projeto próprio da escola, unindo turmas do 1º ao 7º ano do ensino fundamental. Os alunos aprendem, se divertem e interagem. Tudo isso numa mesma iniciativa. Eles estão bem envolvidos, curtindo a ideia”, destacou a coordenadora.

Helena Dadalto Targa tem 6 anos e ´é aluna do 1º ano do ensino fundamental. A criança teve a mascote escolhida como uma das 7 figurinhas extras, as “legends”.

“Eu me inspirei no canarinho do Brasil para desenhar o meu mascote. E me sinto feliz, alegre e representando toda a turma por meu desenho ter sido escolhido. Eu também sou representante da minha turma nas assembleias da escola. Está sendo muito legal trocar figurinha. A gente ganha dois pacotinhos toda a semana e se diverte”, contou.


Pontos moeda