"Jovem Chef": projeto social forma nova geração de chefs de cozinha no ES
Parceria entre Sindibares e Senac busca inspirar o amor pela cozinha, gerando qualificação e porta de entrada para o trabalho; inscrições estão abertas
Uma nova oportunidade para jovens do Espírito Santo, em situação de vulnerabilidade, busca inspirar o amor pela cozinha, gerando qualificação e porta de entrada para o mercado do trabalho. Esse é o programa “Jovem Chef”, que é realizado no Estado.
A parceria entre o Sindbares/Abrasel (Sindicato dos Bares e Restaurantes/Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) no Estado e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) é voltado para os jovens entre 17 e 29 anos.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!
Inicialmente, os jovens talentos devem passar por um curso profissionalizante de gastronomia. Depois, são indicados para trabalhar em algum estabelecimento associado ao Sindbares por pelo menos dez dias, como laboratório, para colocar em prática o que aprenderam.
Para participar, os interessados devem ter entre 17 e 29 anos e ter uma renda de até 2 salários mínimos per capita. Com esses requisitos, basta entrar no site do Senac Vitória e preencher um formulário solicitando a inscrição no projeto.
"Contribuir com próxima geração de chefes", diz presidente do Sindibares
O presidente do Sindbares/Abrasel ES, Rodrigo Vervloet, destaca que o programa é essencial para o desenvolvimento da próxima geração de chefs capixabas.
“Para alguns, o processo pode parecer trabalhoso, mas com certeza vale a pena! A qualificação e inserção destes jovens nas cozinhas dos bares e restaurantes do Espírito Santo possibilita a contratação de mão de obra qualificada e consequentemente aumenta o nível do serviço que disponibilizamos no setor no nosso Estado”, defende.
Rodrigo reforça que essa inserção do aluno no laboratório prático nos bares e restaurantes servem como um poderoso networking com futuros empregadores.
Empresários podem abrir portas de restaurantes
Os empresários interessados em abrir as portas dos seus restaurantes para receber os jovens chefs em formação podem entrar em contato com o Sindbares/ Abrasel no ES pelo site ou através do número (27) 98128-9175.
"A partir desse contato, o sindicato, em parceria com o Senac, verá a possibilidade da inclusão do restaurante no circuito do programa de estágio", descreve.
O programa Jovem Chef já formou três turmas e trabalha na graduação de mais seis, assim, em média, 40 alunos já finalizaram o curso e 80 seguem no processo de formação.
As aulas são realizadas nas cozinhas pedagógicas do Senac, ou em espaços parceiros da instituição e acontecem em diversos municípios do Estado, como: Vitória, Santa Teresa, Venda Nova, Linhares, Serra e Aracruz.
LEIA TAMBÉM: Evento em Vitória discute inovação e lança o "Espírito Startups"