Geral

Cinema especial para mamães e bebês

As sessões acontecem em salas preparadas especialmente para os bebês, com trocadores com fraldas e luzes parcialmente acesas. Depois, as mamães se encontram para trocar experiências

Os encontros acontecem em salas preparadas especialmente para os bebês - Foto: Divulgação

Resgatar a participação cultural e social da mulher que recentemente teve um bebê. Essa é a missão do CineMaterna, uma sessão de cinema amigável para mães (e pais) com bebês de até 18 meses. Criado em um grupo de discussão sobre parto humanizado e maternidade ativa pela internet, o projeto existe há seis anos e acontece em 34 cidades, inclusive em Vitória e Vila Velha, e 15 estados, realizando mais de 70 sessões mensais em 67 salas do Brasil.

E a ideia tem agradado! Só no primeiro semestre de 2014 houve aumento de 36% no público atendido. A expectativa é que o número de mães com bebês que frequentam as sessões cresça 15% em relação a 2013, bem como a quantidade de salas em que as sessões acontecem, com um salto de 21% sobre o ano anterior. “O bom andamento da iniciativa reflete o sucesso alcançado em várias cidades e a criação da cultura de lazer para a mãe recém-nascida e seu bebê”, ressalta Irene Nagashima, uma das fundadoras do projeto. 

Os encontros acontecem em salas preparadas especialmente para os bebês: ar-condicionado ameno, trocadores com fraldas, pomada e lenços umedecidos, luzes parcialmente acesas, som mais baixo e tapete emborrachado para os maiorzinhos. Os filmes são escolhidos pelas mães por meio de enquetes no site www.cinematerna.org.br, e após a exibição são convidadas para um bate-papo no café, ótima oportunidade para trocarem experiências.

Os carrinhos de bebê são estacionados e, na sala de cinema, eles ficam completamente à vontade. O horário é sempre às 14h, quando as salas de cinema estão mais vazias, oferecendo a tranquilidade e privacidade que mães e bebês tanto gostam. 

Aqui na Grande Vitória, a próxima sessão será realizada no dia 4 de setembro, no Cinemark Shopping Vitória. Já no dia 18 será a vez do Cinesystem Boulevard Vila velha receber esse público especial. Para conhecer o CineMaterna, conferir as sessões e se cadastrar para participar da escolha dos filmes, acesse: www.cinematerna.org.br.

Pontos moeda