Leitores registam destruição após ventos de 74 km/h na Grande Vitória

Geral

Leitores registam destruição após ventos de 74 km/h na Grande Vitória

De acordo com informações passadas por um internauta através do WhatsApp do Folha Vitória, mãe e filha que estavam na residência não ficaram feridas

whatsapp
A árvore acertou em cheio um carro estacionado. Não houve registro de feridos Foto: Leitor/Whatsapp Folha Vitória

As fortes rajadas de vento que chegaram a até 74 km/h assustou os capixabas e registrou destruição. Casas foram destelhadas, árvores caíram e até um toldo foi danificado.Alguns dos flagrantes foram enviados por leitores do jornal online Folha Vitória, através do Whatsapp.

Uma casa na Serra ficou destelhada com as fortes rajadas de ventos Foto: Whatsapp Folha Vitória

Uma árvore acertou em cheio um carro que estava estacionado em uma rua de Vila Velha. O registro aconteceu em uma rua ao lado do supermercado Perim, do bairro da Glória, em Vila Velha.

Uma casa no bairro Campinho da Serra II ficou destelhada. De acordo com informações passadas por um internauta através do Whatsapp do Folha

Vitória, mãe e filha que estavam na residência não ficaram feridas.

O vento também destruiu o telhado de uma loja na Praia do Suá, em Vitória.

A raiz da árvore ficou quase toda a mostra Foto: TV Vitória

Uma árvore ameaça cair em Vitória. O forte vento tombou a árvore que chegou a atingir as instalações elétricas de um poste. O flagrante foi registrado no bairro Cristóvão Colombo, na Capital.

Outros estragos foram registrados na Grande Vitória. Em uma pracinha do bairro Eldorado, na Serra, árvores foram arrancadas. Um toldo também foi danificado por causa do vento forte.

A frente fria já estava prevista para esta terça-feira (05). O que está ocasionando as rajadas de vento é a mudança do vento que estava soprando do Continente e agora vem do mar. 

Com essa frente fria chegando ao Estado, uma grande nuvem se formou e deixou os capixabas assustados na manhã desta terça-feira (05), na Grande Vitória. Muitos internautas fizeram fotos e vídeos do fenômeno que foi visto no céu de algumas cidades. 

Rajadas fortes de vento

A força dos ventos associada à frente de rajada tem causado alguns transtornos nas localidades em que este sistema meteorológico vem atuando. Informações preliminares apontam que, em Presidente Kennedy, no litoral Sul do Estado, por volta das 7 horas, a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou rajadas de aproximadamente 59 km/h. Em Alfredo Chaves, por volta de 8 horas, a estação pertencente ao INMET, instalada na Fazenda Experimental do Incaper, registrou um valor de aproximadamente 44 km/h.

Na capital do Espírito Santo, a velocidade observada na estação do INMET instalada no campus Goiabeiras da Ufes foi de 52 km/h, por volta das 9 horas. Na ponte que liga a capital ao município de Vila Velha, o equipamento instalado pela concessionária registrou aproximadamente 74 km/h.

Ao longo do dia, a passagem da frente fria pelo Estado favorece as condições de ventos moderados pelo litoral, e há previsão de chuva fraca em alguns trechos.

Previsão para a semana

Esta terça-feira (5), começou com sol na região Sul e no Sul das regiões Serrana e Grande Vitória, mas a nebulosidade aumenta já no fim da manhã por causa da passagem de uma frente fria. Há possibilidade de chuva fraca e chuviscos entre a tarde e a noite nessas localidades. As demais áreas da Grande Vitória, divisa da região Serrana com a Grande Vitória e o litoral Norte têm aumento de nuvens à noite, quando pode chover de forma fraca e rápida. As demais áreas da região Nordeste e o Centro-leste da região Norte têm um dia de sol e poucas nuvens, sem chuva. Na região Noroeste e demais áreas da região Serrana e Norte, sol pela manhã e pequena chance de chuva isolada e rápida entre a tarde e a noite. O vento sopra com moderada intensidade em todo o litoral, mas podem ocorrer algumas rajadas fortes. As temperaturas variam entre 8 °C e 28 °C na região Serrana e vão de 10 °C a 33 °C nas demais regiões.

A frente fria se afasta rapidamente do Espírito Santo, já na quarta-feira (06). Ainda assim, os ventos marítimos fazem o dia ter períodos de nublado a encoberto com possibilidade de chuviscos no início da manhã e também à noite no litoral capixaba e nas vizinhanças de Alfredo Chaves. O sol aparece entre nuvens nas demais regiões, mas não chove. A temperatura volta a cair em todo o Estado. O vento sopra com até moderada intensidade no litoral norte. O mar se agita um pouco em algumas praias do estado. As temperaturas variam entre 7 °C e 25 °C na região Serrana e vão de 9 °C a 30 °C nas demais regiões.

A quinta-feira (07) tem predomínio de sol em todo o Estado por causa da atuação de um sistema de alta pressão. Existe uma pequena chance de chuva fraca entre a madrugada e o começo da manhã da Grande Vitória à região Nordeste, abrindo com sol ainda pela manhã. As temperaturas seguem amenas, mesmo com o predomínio de sol. O mar perde agitação, que ainda deve persistir em alguns trechos do litoral. As temperaturas variam entre 7 °C e 26 °C na região Serrana e entre 9 °C e 30 °C nas demais regiões.

Para a sexta-feira (8), haverá predomínio de sol em todo o Espírito Santo. Pela manhã, maior variação de nuvens na metade norte e na região
Serrana, mas sem expectativa de chuva. No sábado (9) também haverá sol em todo o Estado. Pela manhã, maior variação de nuvens ao norte do vale do Rio Doce, mas sem chuva. As temperaturas neste período devem variar entre 6 °C e 27 °C na região Serrana e entre 9 °C e 32 °C nas demais regiões.