Limpeza dos canais de Vila Velha começa nesta quinta-feira

Geral

Limpeza dos canais de Vila Velha começa nesta quinta-feira

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, a limpeza é essencial para evitar a proliferação de mosquitos, além de ser vital para o escoamento da água

A limpeza dos canais acontece nesta quinta-feira Foto: TV Vitória

Desde janeiro de 2013, a Secretaria de Serviços Urbanos de Vila Velha vem realizando limpezas nos 45 km de canais abertos que cortam a cidade. Nesta quinta-feira (07), o trabalho entra no seu 10° ciclo de limpeza nos canais Marinho, Santa Rita, Alecrim, Vinte e Três de Maio. Em seguida, a limpeza chega aos canais de Marilândia e Cobilândia.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, José Eliomar Brizolinha, a limpeza é essencial para evitar a proliferação de mosquitos, além de ser vital para o escoamento da água. Ele deixa claro, entretanto, que a prefeitura sozinha não consegue manter a cidade limpa.

“Desde que começamos esse trabalho, a população vem colaborando e jogando uma menor quantidade de entulhos, móveis e lixo nos canais. Mas os moradores podem ajudar ainda mais. É importante que aqueles que têm consciência em relação à preservação do meio ambiente conversem com seu vizinho para que ele faça o mesmo. Temos que manter Vila Velha limpa”, afirma o secretário.

O serviço de limpeza dos canais é realizado por uma equipe de 40 funcionários, que utiliza enxadas e rastelos, além de uma roçadeira e um barco. A limpeza tem por objetivo retirar matos e plantas aquáticas do leito de córregos e rios das bacias hidrográficas do município. Essas bacias limpas facilitam o escoamento da água da chuva, além de tornar mais eficaz a aplicação do produto que elimina as larvas de mosquitos. Quando o canal está cheio de mato a eficácia do produto diminui.