Geral

Obama diz que projeto no Iraque será de "longo prazo"

Redação Folha Vitória

São Paulo - O presidente dos EUA, Barack Obama, reiterou que não enviará tropas americanas novamente ao Iraque. Em entrevista coletiva à imprensa, Obama se recusou a estimar por quanto tempo os EUA devem manter os ataques aéreos no Iraque para combater insurgentes, mas admitiu que deve ser um "projeto de longo prazo".

"Não vou dar um cronograma de quanto tempo os ataques podem durar, mas, enquanto as pessoas forem ameaçadas no Iraque, vamos protegê-las", afirmou. Ele acrescentou que o cronograma no qual está focado é o de formação do governo iraquiano. "Na ausência desse governo, é difícil ter uma reação unificada dos iraquianos contra o Estado Islâmico. Não acredito que resolveremos esse problema em semanas."

Segundo Obama, não há um primeiro-ministro no Iraque e um gabinete de governo que possam transmitir confiança e reagir. Mesmo assim, ele voltou a descartar uma nova guerra. "Tenho sido muito claro ao dizer que não teremos tropas americanas no Iraque novamente. Aprendemos a lição com nossa longa e cara incursão no Iraque", frisou.

Obama disse ainda que conversou com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e com o presidente da França, François Hollande, e que ambos expressaram apoio às ações americanas e se juntarão a elas.

Pontos moeda