• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Oficina com Duda Penteado na próxima quinta-feira na Casa Porto das Artes Plásticas, em Vitória

Geral

Oficina com Duda Penteado na próxima quinta-feira na Casa Porto das Artes Plásticas, em Vitória

Duda está na capital para uma série de trabalhos, entre eles o lançamento do projeto poéticas da tridimensionalidade e uma oficina com crianças de escolas municipais

Oficina de Duda Penteado tem a importância de mostrar que todas as transformações no mundo podem se transformar em arte Foto: Divulgação/Prefeitura

Está em Vitória, com uma série de trabalhos relevantes, o artista brasileiro, Duda Penteado, que é reconhecido nos Estados Unidos e recentemente movimentou o mundo com um trabalho artístico feito a partir da derrubada das Torres Gêmeas, em Nova Iorque.

Duda está na capital para uma série de trabalhos, entre eles o lançamento do projeto poéticas da tridimensionalidade, com o Instituto Sincades. Ele também promoverá, em parceria com a Prefeitura de Vitória, uma oficina com crianças de escolas municipais, na próxima quinta-feira (21), das 13 às 17 horas, na Casa Porto das Artes Plásticas, onde mostra que todas as transformações podem se tornar arte.

Primeiro surgiu a ideia de trabalhar o conceito de transformação, coincidentemente, uma semana antes de começarem as manifestações de junho de 2013. Depois, por pouco mais de um mês, um grupo de quase 60 pessoas da comunidade de São Jardim, em Guarulhos (SP), participou de uma espécie de laboratório criativo, processo conhecido como Sinfonia Plástica. A partir daí, surgiu um trabalho com 310 metros quadrados, o "Mural Transformação".

A "sinfonia" foi orquestrada não por um maestro, mas por Duda Penteado, muralista, escultor e artista multimídia. Ele mora entre o Brasil e os Estados Unidos e, com mais de 20 anos de experiência, fez nesse trabalho uma releitura visual antropofágica da nossa própria história, ao unir a colonização portuguesa, seca nordestina, futebol, frutas tropicais, arquitetura e referências à Semana de Arte Moderna de 1922, entre outros assuntos, que mostram as belezas e problemas do país.

Esse processo vai servir de referência para a oficina "Sinfonia Plástica: Arte e Transformação”. Neste projeto ele usa o conceito do Muralismo Contemporâneo, inspirado nos moldes nova-iorquinos, desenvolvendo a arte com crianças e pessoas de regiões periféricas. "Eu mexo com a questão da arte ser o veículo que transforma o artista, as pessoas envolvidas e a sociedade. Esse veículo da existência humana que faz parte do dia a dia. O diferencial do Muralismo Contemporâneo é que crio um estúdio dentro da comunidade e as pessoas participam do processo criativo, suas ideias viram parte de um tapete que se transforma em um mural de tinta”, afirmou Duda.

Inscrições

As inscrições para a oficina podem ser feitas pelo telefone 3132-5295, das 9 às 17 horas, nestas segunda (18) e terça (19). As vagas são limitadas.

Antena

Duda acredita que o artista funciona como uma antena parabólica, que capta tudo que acontece, digere e depois transforma em arte, e isso inclui as transformações que acontecem no mundo, tão presentes no trabalho atual do artista. "A arte não pode ser vazia, porque a história da humanidade se repete e é apavorante. Cabe ao artista, através de sua obra, manifestar- se, deixar uma leitura de seu tempo, uma mensagem".

Artista

Duda Penteado nasceu em São Paulo, em 1968. Graduado em Comunicação pela FIAM-SP, na década de 1990, realizou algumas exposições coletivas no Brasil, mudando-se depois para Nova York, onde retomou seus estudos e conhecimentos, trabalhando inicialmente no Muriel Studio como assistente da mestra e impressora Sheila Marbain - uma das precursoras do processo de "Silk Monotype" nos Estados Unidos, ligada aos maiores nomes do movimento Pop Art.

Realizou diversos projetos, palestras, exposições e murais em universidades e instituições, tais como a MoAaA-The Museum of Art and Origins. Também foi presidente do Artist Certification Board, Jersey City, NJ. e recebeu prêmios e homenagens de várias instituições nos Estados Unidos, além de ser, desde 2005, um dos cofundadores do “We Are You Project”, ao lado de Mario Tapia e Dr. Carlos Hernandez.

Serviço

Oficina “Sinfonia Plástica: Arte e Transformação”

Quando: quinta (21), das 13 às 17 horas

Onde: Casa Porto das Artes Plásticas

Inscrições: segunda (18) e terça (19), das 9 às 17 horas, pelo telefone (27) 3132-5295