Geral

ONU diz que Gaza precisa de reconstrução inédita

Redação Folha Vitória

Nações Unidas - A principal autoridade da Organização das Nações Unidas (ONU) no Oriente Médio disse nesta segunda-feira que a região da Faixa de Gaza vai precisar de uma reconstrução massiva. Robert Serry propôs a expansão de um sistema de importações de material de construção para o território palestino coordenado pela ONU e por Israel.

Ele afirmou para o Conselho de Segurança que o fim do bloqueio de Gaza e a atenção às necessidades de segurança de Israel se tornam ainda mais necessários devido à "quantidade inédita de destruição e o nível correspondente de necessidades humanitárias" sofridos no último conflito entre Israel e o Hamas.

Serry disse que há indícios de que "o volume de reconstrução será três vezes maior" do que o que foi necessário após o conflito entre Hamas Israel em 2009. Ele informou que cerca de 16,8 mil abrigos foram destruídos ou seriamente danificados, afetando quase 100 mil palestinos. Além disso, 108 instalações da agência da ONU para refugiados palestinos foram danificados, incluindo o escritório da organização na Faixa de Gaza.

A autoridade afirmou que será necessário encontrar maneiras de trazer grandes quantidades de materiais de construção, incluindo cimento, para Gaza "de uma forma que atenda às preocupações de segurança de Israel". Serry sugeriu que o sistema da ONU e de Israel para importar materiais de construção, usado há anos, seja expandido.

A Noruega e o Egito anunciaram nesta segunda-feira seus planos para hospedarem em conjunto uma conferência de doadores assim que um cessar-fogo de longo prazo estiver instalado e quando condições adequadas de acesso estiverem estabelecidas. Segundo o norte-americano, o sistema de importação deve ser negociado antes da conferência porque "os doadores vão querer a certeza de que podem trazer materiais de construção para Gaza".

"Neste momento, Gaza precisa urgentemente de casas, hospitais e escolas - não de mísseis, túneis e conflitos", disse Serry. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda