Geral

Brasil e Argentina se dizem prontos a cooperar com colombianos e venezuelanos

Redação Folha Vitória

Brasília - A crise entre a Colômbia e a Venezuela, em razão da deportação em massa de colombianos que vivem no país governado pelo venezuelano Nicolás Maduro, foi tratada pelos chanceleres de Brasil e Argentina como motivo de alerta. Após encontro entre os ministros de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e da Argentina, Héctor Timerman, em Brasília, ambos disseram estar "prontos e dispostos" a cooperar com colombianos e venezuelanos, ressaltaram "preocupação" com o assunto, mas deixaram claro que somente podem intervir ser forem chamados: apenas se chamados.

"O Brasil está sempre pronto e disposto a cooperar em qualquer circunstância sempre que for interesse das partes envolvidas. A Unasul é um fórum singular e pode facilitar o diálogo entre as duas partes, sempre que for solicitada", disse Vieira, que saiu em defesa da União de Nações Sul Americanas (Unasul), criada em 2008, e que agrega os 12 países da América do Sul. Por conta da crise entre Colômbia e Venezuela, hoje o partido do presidente colombiano Juan Manuel Santos pediu que o país deixe a Unasul.

"A Unasul já ajudou conflitos na região, inclusive entre Colômbia e Venezuela, anos atrás, com intermediação do então secretário-geral da Unasul, nosso ex-presidente Néstor Kirchner", disse Timerman, que reforçou: "Vemos com preocupação a situação entre os dois países e estamos a disposição de todos os países".

Questionados sobre as turbulências políticas na região, incluindo Brasil e Argentina, os ministros ponderaram que "contestações" internas fazem parte da democracia. "A região vive estabilidade institucional, além do fato de movimentos internos de contestações. Mas não há nenhuma ameaça", disse Vieira.

Pontos moeda