Geral

Cidades do Sul do Estado homenageiam Colatina em seus 94 anos de emancipação

Os principais pontos turísticos das três cidades são irmãos. E é esse ponto em comum, o monumento ao Cristo Redentor, que as uniu nesse momento festivo

Crianças de Mimoso do Sul prestaram homenagens a Colatina Foto: Waldiney Andrade/Prefeitura

Localizadas ao Norte, Sul e na região do Caparaó, Colatina, Mimoso do Sul e Guaçuí são ligadas por um mesmo atrativo turístico: o monumento ao Cristo Redentor. E foi esse cenário que as cidades de Guaçuí e Mimoso do Sul escolheram para apresentar suas homenagens a Colatina na passagem de 94 anos de emancipação política comemorado hoje (22).

Em Mimoso do Sul, a Secretaria Municipal de Educação levou a história que envolve as três cidades para as salas de aula da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, apresentando aos pequenos que os monumentos são gêmeos, pois tiveram sua construção assinada pelo mesmo artista, Antônio Moreira, natural de Guaçuí, que os reproduziu com as mesmas características, variando apenas a altura de cada um.

O encerramento dos trabalhos em Mimoso foi com uma aula-passeio ao monumento daquela cidade, envolvendo alunos de 3 a 4 anos do Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães, que levaram números de música e dança para apresentar aos visitantes da tarde de terça-feira (18), incluindo um ‘Parabéns prá você’ a Colatina. “Somos orgulhosos dessa afinidade com Guaçuí e Colatina e nos congratulamos nesse momento festivo. Nossa homenagem é simples, porém muito significativa, afinal, temos em comum um mesmo atrativo turístico”, registrou a prefeita de Mimoso do Sul, Flávia Cysne.

Em Guaçuí, a prefeita Vera Costa, na oportunidade de realizar o Festival Nacional de Teatro na cidade, recomendou aos participantes uma visita ao monumento ao Cristo, mencionando a afinidade com Colatina que comemora sua emancipação.

Em Colatina, shows de atrações nacionais e de artistas da região, atrações culturais e uma feira para agricultores foram preparados para a comemoração. Toda a programação acontece na nova área de eventos, entre os dias 21 a 23 de agosto, e é gratuita.

Monumentos ao Cristo de Colatina, Guaçuí e Mimoso do Sul são idênticos Foto: Waldiney Andrade/Prefeitura

Os Monumentos ao Cristo

Antônio Francisco Moreira é o autor da construção dos três monumentos ao Cristo Redentor do Espírito Santo, sendo que o primeiro deles foi construído em 1956, em Guaçuí, com 20,4m de altura.  Colatina teve seu monumento inaugurado em 1975, com 35,5m de altura. O município de Mimoso do Sul foi o último a receber a edificação, em 1982, com 30 metros de altura.

O escultor era autodidata, nascido no município de Guaçuí, órfão de pai e ateu. Era chamado de "artista operário". De origem humilde, sustentava a família com suas esculturas. Além das estátuas aqui no Estado, esculpiu também a da cidade de Itaperuna, no Rio de Janeiro.

Pontos moeda