Geral

Fortes conflitos são registrados antes de novo cessar-fogo no Sudão do Sul

Redação Folha Vitória

Juba, 29 - Confrontos violentos entre as facções rivais que lutam pelo poder no Sudão do Sul foram registrados neste sábado, horas antes da entrada em vigor de um cessar-fogo, mediado por países vizinhos e que tem o apoio da ONU.

Rebeldes bombardearam a cidade de Malakal, capital do Estado do Alto Nilo, ferindo um soldado. "Se as forças do líder rebelde Riek Machar continuarem a atacar nossas tropas em Malakal, nós temos o direito de nos defender", afirmou o porta-voz militar Philip Aguer. O porta-voz dos rebeldes, James Gatdet, confirmou a batalha, mas disse que o episódio foi iniciado pelas forças do governo.

A cidade de Malakal, que já foi uma das maiores do Sudão do Sul, está praticamente deserta, ocupada apenas pelas tropas do governo. Enquanto isso, quase 50 mil civis lotam um acampamento da ONU nas proximidades.

As partes envolvidas no conflito já assinaram vários acordos de cessar-fogo, que foram rapidamente quebrados. Desta vez, o presidente sul-sudanês, Salva Kiir, disse que o tratado tinha falhas e citou muitas reservas sobre o acordo. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda