Geral

Ifes de Vitória tem o melhor desempenho do Brasil no Enem entre instituições de ensino públicas

Outras nove unidades da instituição capixaba, espalhadas pelo interior do Estado, também aparecem no top 100. Os dados do Enem por escola foram divulgados nesta quarta­-feira (5)

Ifes de Vitória teve melhor nota no Brasil Foto: Divulgação

Os colégios federais­ ligados ao Exército ou às universidades ­ correspondem a 77 das 100 melhores escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. A lista considera a média das provas objetivas ­ Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No topo dessa lista, está o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no campus de Vitória.

Outras nove unidades da instituição capixaba, espalhadas pelo interior do Espírito Santo, também aparecem no top 100. Os dados do Enem por escola foram divulgados nesta quarta­-feira (5) pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável por aplicar a prova. Foram divulgados os resultados de 10.615 escolas, onde quase 1,296 milhão de estudantes fizeram a prova no ano passado.

Todas as 23 escolas do top 100 que não pertencem à rede federal são paulistas: na maioria, escolas técnicas (Etecs) ou colégios de aplicação ligados a universidades estaduais. A exceção é um colégio técnico municipal, de Paulínia. A paulista melhor colocada foi a Escola Técnica Estadual de São Paulo (Etesp), na Luz, no Centro de São Paulo.

Dos 100 colégios públicos com melhor média nas provas objetivas no País, praticamente todos são de nível socioeconômico alto ou muito alto, de acordo com os parâmetros do próprio Inep. Apenas cinco unidades têm nível classificado como intermediário (médio alto) e uma não tem informações socioeconômicas cadastradas.

A escola pública de melhor desempenho na redação do Enem do ano passado foi o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). A unidade ficou em oitavo lugar. Outras três públicas ­todas federais ­aparecem no ranking das 100 melhores.

Crédito: Icon Finder

Ranking geral com as dez instituições com melhor desempenho no Enem no ES:

(+) As notas publicadas se referem a uma média ponderada das notas das provas objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e não leva em consideração as notas obtidas na redação.

Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inep)

Pontos moeda