Líder rebelde do Sudão do Sul diz que acordo de paz está sob risco

Geral

Líder rebelde do Sudão do Sul diz que acordo de paz está sob risco

Redação Folha Vitória

Addis Ababa, Etiópia - O líder rebelde do Sudão do Sul, Riek Machar, alertou que ataques feitos por tropas do governo sobre áreas dominadas pelos rebeldes podem sabotar o acordo de país do país. O Sudão do Sul possui áreas ricas em petróleo.

"O cessar-fogo não tem sido respeitado pelo governo desde que foi declarado (...) Eles ainda estão na ofensiva", disse Machar em entrevista na Etiópia. "Se essa situação prosseguir, significa que o acordo de paz não pode ser implementado", alertou.

Os dois lados concordaram com um cessar-fogo que teve início no domingo, mas houve violações em alguns estados. Machar acusou as tropas do governo de atacar apesar da trégua e pediu que o presidente Salva Kiir controle suas tropas. Já as autoridades acusaram os rebeldes de lançarem novos ataques nesta segunda-feira.

Não foi possível verificar independentemente as acusações de violações. Os EUA ameaçaram adotar sanções da ONU contra aqueles que violarem o pacto, que foi mediado por líderes regionais e é apoiado pela comunidade internacional. Fonte: Associated Press.