• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Novo líder do Taleban pede que insurgentes se unam

Geral

Novo líder do Taleban pede que insurgentes se unam

Cabul - O novo líder do Taleban prometeu continuar com a história de quase 14 anos de insurgência do grupo em um áudio divulgado neste sábado. Na mensagem, supostamente creditada a Mullah Akhtar Mohammad Mansoor, o novo representante pede para que combatentes continuem unidos após a morte de seu ex-líder. Mansoor também menciona diálogos para a paz, mas não deixa claro se apoia ou não tais iniciativas.

O chefe do Taleban assumiu o controle após o grupo confirmar a morte de Mohammad Omar nesta quinta-feira. O governo do Afeganistão, por outro lado, diz que o ex-líder está morto desde abril de 2013.

"Devemos manter a união, nosso inimigo ficará feliz se nos separarmos", teria dito Mansoor na mensagem. "Essa é uma grande responsabilidade nossa. Este não é o trabalho de uma, duas ou três pessoas. É uma responsabilidade de todos nós continuar com a jihad (guerra santa) até estabelecermos uma nação islâmica", afirmou. O áudio foi distribuído a jornalistas pelo porta-voz do Taleban, Zabiullah Mujahid.

O novo líder do Taleban é visto como uma figura próxima do Paquistão, que é suspeito de ter dado abrigo e apoiado insurgentes durante a guerra no Afeganistão. Não se sabe ainda se ele apoiará negociações pela paz com o governo e o grupo desmarcou um encontro diplomático na sexta-feira, após a morte de Omar se tornar pública. Fonte: Associated Press.