Geral

O Palácio por dentro: sede do Governo pode ser o primeiro monumento capixaba a receber o Street View

Foram 2.440 fotografias tiradas em todos os cômodos do Palácio, para que não se perda nenhum detalhe. O trabalho pode ser o primeiro monumento do ES a entrar para o serviço

Uma equipe de uma empresa de Vitória fotografou para o serviço Google Street View todos os cômodos do Palácio Anchieta, sede do executivo Estadual. O trabalho, se aprovado pela gigante da internet, será o primeiro monumento do Espírito Santo a entrar para o serviço do Street View.

O Palácio foi fotografado e pode ser o primeiro monumento capixaba no Google Street View Foto: Eurritimia/Via Flickr

Foram 2.440 fotografias tiradas em todos os cômodos do Palácio para não perder nenhum detalhe. A equipe da empresa Pix Fotografia, localizada em Vitória, ficou 12 horas na última segunda-feira (17) para que o serviço fosse concluído.

O Google tem 15 dias para analisar as fotografias e decidir se vai liberar ou não o serviço de Street View para o Palácio Anchieta. “Nós temos que nos adequar a uma série de exigências do Google para as fotos poderem ser liberadas. Nós ficamos no aguardo e esperamos que seja liberado para que os internautas possam fazer um tour por dentro de todos os cômodos do Palácio”, conta o fotógrafo que participou dos trabalhos, Lucas Vargas Ferreira Pinto Aboudid.

De acordo com informações do Governo do Estado, a iniciativa para a produção foi da empresa de fotografia. O Google publica trabalhos de empresas parceiras que disponibilizam fotos que se transformam em passeios virtuais através das ferramentas Maps e Street View. Outros monumentos do Brasil e do mundo, como o Cristo Redentor, no Rio, e o Coliseu de Roma, na Itália, possuem passeios virtuais.

Como funciona

Street View: serviço funciona em acordo Foto: Divulgação

1) Empresas especializadas em imagem entram em contato com o Google oferecendo serviços de fotografia, como passeios virtuais e imagens de locais para serem inseridos nos serviços do Google.

2) O Google envia uma série de exigências com regras que as empresas devem seguir para ter as fotos aprovadas. Uma proibição, por exemplo, é a de mostrar rostos de pessoas.

3) Muitas empresas fazem o serviço apenas para terem como portfólio, outras já cobram. O valor não é pago pelo Google e sim pela empresa que foi fotografada.

4) Se aprovada, as fotos são publicadas nos serviços do Google.

Fontes: Google, Pix Fotografia e pesquisa Folha Vitória.

O Google Maps Business View

O Google lançou no Brasil o serviço que é uma plataforma que permite que donos de estabelecimentos comerciais criem passeios 360º dentro de propriedades por meio da tecnologia do Street View. Clientes podem dar uma olhada nos estabelecimentos e se familiarizar com eles antes mesmo de sair de casa, facilitando o internauta a conhecer o estabelecimento, sua redondeza as acomodações... O serviço também aceita trabalhos fotográficos de monumentos históricos e patrimônios da humanidade.

Pontos moeda