Geral

Pacientes de unidade de Santa Luiza produzem peças de exposição de artesanato em Vitória

O evento, que acontecerá na própria US, faz parte do tratamento desses pacientes. São dois grupos terapêuticos com encontros semanais: oficina de mosaico, que acontece às quartas-feiras

Pacientes da US Santa Luzia transformaram material reciclado em peças de artesanato Foto: Divulgação/ Semus

Mais uma vez, o material reciclado transforma-se em peças de artesanato nas mãos de pacientes em acompanhamento psicológico na Unidade de Saúde (US) Santa Luiza. São quadros, peças de mosaico, pinturas, peças em crochê, bordados e panos de pratos que estarão à venda na exposição "Arte Ecologia e Pintando e Bordando", desta terça-feira (25) até sexta (28).

O evento, que acontecerá na própria US, faz parte do tratamento desses pacientes. São dois grupos terapêuticos com encontros semanais: oficina de mosaico, que acontece às quartas-feiras e reúne homens e mulheres, e oficina de artesanato, mais direcionada ao público feminino.

O objetivo é estimular a expressão artística e o desenvolvimento emocional desses pacientes. "Nessas oficinas fica claro o despertar de talentos com o desenvolvimento artístico e emocional. Além disso, despertam também o interesse por alguma profissão, tendo a oportunidade de comercialização de peças que eles mesmos fabricam", disse a psicóloga Marisa Rodrigues Borges, que coordena os grupos terapêuticos na unidade.

De acordo com a diretora da unidade, Antonia Jeane Alves de Souza, os grupos terapêuticos são espaços de pessoas interessadas em espantar a tristeza. "Ao conhecerem a técnica do mosaico ecológico e do artesanato, desenvolvem lindas peças decorativas, peças utilitárias, além de fazer muitas amizades e novas formas de satisfação pela vida. Os resultados dos encontros também promovem renda com a venda das peças, preservação do meio ambiente, já que há total aproveitamento de material reciclado e qualidade de vida para as pessoas que participam".