Geral

Atividades marcam o Dia Nacional de Combate ao tabagismo em Cachoeiro

A programação acontece na segunda-feira (29) e na quinta (1º) na praça do bairro Village da Luz, e no Centro de Atendimento Psiquiátrico Capaac, no bairro Caiçara

O evento acontece na praça do Village da Luz e o esporte contribui para a diminuição dos sintomas de abstinência Foto: ​Divulgação

Na próxima segunda-feira (29), serão realizadas atividades em Cachoeiro de Itapemirim, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A Secretaria Municipal de Saúde realizará uma programação no bairro Village da Luz, na quadra da praça Dom Luiz Gonzaga Peluso, onde ficam, também, a unidade de saúde local e a recém-inaugurada Academia da Saúde.

O tema da campanha deste ano: “Mostre Atitude”, vem enfatizar a prática de atividade física, apontada como importante fator de proteção para diversas doenças, em especial às crônicas não transmissíveis. A agenda começa às 7h30, com aula de zumba. Das 8h às 12h, haverá aferição de pressão arterial e glicemia capilar. E às 9h acontece o início do tratamento aos pacientes locais que são dependentes do tabagismo.

“O tema da campanha potencializa o alcance de três objetivos estratégicos do Programa Nacional de Controle do Tabagismo: prevenção da iniciação, apoio à cessação e promoção de ambientes livres de fumaça do tabaco”, explica a gerente de programas de saúde do município, Horminda Gonçalves.

A agenda prossegue na quinta-feira (1º), com uma palestra sobre o tema no Centro de Atendimento Psiquiátrico ‘Dr. Aristides Alexandre Campos’ (Capaac), no bairro Caiçara, às 14h. Além disso, as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município estarão desenvolvendo nas suas unidades de atuação, até o próximo dia 15 de setembro, diversas atividades relacionadas ao combate ao tabagismo.

Pontos moeda