Geral

Chefe de campanha de Trump renuncia ao cargo

Redação Folha Vitória

Washington - O chefe da campanha do candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, anunciou hoje que está deixando a campanha do empresário.

Em um comunicado, Trump afirmou que Manafort ofereceu sua renúncia nesta sexta-feira. O republicano elogiou o trabalho do agora ex-chefe de campanha e o chamou de "verdadeiro profissional".

"Eu agradeço bastante seu ótimo trabalho para nos fazer chegar onde estamos hoje, em particular durante as prévias do partido", afirmou Trump;

A renúncia de Manafort chega em meio a uma reviravolta na campanha de Trump, que inclui a contratação de outras pessoas para o estafe da campanha. Ela também acontece em meio a revelações de que Manafort fez lobby para um partido político pró-Rússia na Ucrânia.

Segundo revelou a Associated Press esta semana, a empresa de Manafort orquestrou uma campanha em Washington em benefício do agora partido dominante no país. Manafort e seu vice, Rick Gates, nunca haviam revelado ter prestado esse serviço para um cliente no exterior, como manda a lei federal norte-americana.

O trabalho de Manafort incluía não apenas lobby no Congresso norte-americano, mas também esforços para atrair a opinião pública e pesquisar sobre lobbys contrários ao do partido ucraniano.

Nesta sexta, investigadores ucranianos divulgaram cópias de documentos que comprovariam o pagamento de US$ 12 milhões para Manafort pelo serviço. Ele nega ter recebido esse pagamento. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda