Geral

Número de mortos em inundações na Índia sobe a 96 e um milhão deixam suas casas

Redação Folha Vitória

Gauhati, Índia - O número de mortos em inundações causadas por fortes chuvas de monção na Índia subiu para 96, forçando cerca de um milhão de pessoas a se abrigarem em acampamentos administrados pelo governo, disseram autoridades nesta terça-feira. As fortes chuvas vieram depois de dois anos consecutivos de seca no país.

Chuvas incessantes têm danificado trechos de terra, derrubado árvores e arrancaram fios de telefones em dezenas de distritos nos estados de Bihar, no leste, Assam, no nordeste, e Himachal Pradesh, no norte.

Ao menos 17 rinocerontes raros foram mortos devido à inundação nas vastas áreas do Parque Nacional de Kaziranga de Assam, disse Pramilla Rani Brahma, o ministro do Meio Ambiente do país. "A maioria dos rinocerontes mortos são filhotes que foram separados de suas mães em meio à forte inundação", disse Brahma.

Na segunda-feira, deslizamentos de terra e chuvas pesadas bloquearam estradas que levam ao Tibete e Manali, uma estância turística no estado de Himachal Pradesh, levando centenas de pessoas a ficarem presas por várias horas antes de as equipes de resgate abrirem o caminho.

No estado de Bihar, cerca de 260 mil vítimas das enchentes foram se abrigar em mais de 400 campos de socorro criados pelo governo do estado. Pelo menos 400 acampamentos médicos foram criados, assim como para as pessoas que passaram várias noites ao ar livre depois que suas casas foram submersas. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda