Geral

Chile concede asilo político a cinco venezuelanos

Redação Folha Vitória

Caracas - O Chile concedeu asilo político a cinco venezuelanos que foram ameaçados pela Suprema Corte, após terem sido nomeados para o tribunal pelo Congresso, que é controlado pela oposição.

O ministro de Relações Exteriores, Heraldo Muñoz, anunciou nesta terça-feira que os juízes que procuraram refúgio na embaixada chilena em Caracas terão permissão para residir no Chile. O governo chileno pediu ao presidente Nicolás Maduro que os deixasse sair do país.

O congresso venezuelano nomeou 33 novos juízes para a Suprema Corte no fim de julho, mas o tribunal disse que eles usaram poder ilegalmente e que os juízes enfrentariam as consequências.

A Assembleia Constitucional da Venezuela, que é alinhada com o governo de Nicolás Maduro, aprovou um decreto, na última sexta-feira, para assumir o poder do Congresso e aprovar legislações sobre assuntos considerados importantes. Dezenas de governos estrangeiros se recusaram a reconhecer a Constituinte venezuelana, que tem como missão escrever uma nova Constituição para o país. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda