Geral

ES oferece mais de 10 mil vagas em cursos online para quem deseja aprender uma profissão!

As vagas são para a modalidade on-line e nesta terceira oferta traz 13 novos cursos para os capixabas

Capixabas acima de 16 anos podem se candidatar para uma das 27 opções de cursos a distância de qualificação profissional gratuitos do projeto OportunidadES, pelo site www.oportunidades.es.gov.br. São mais de 10 mil vagas para todo o Estado na modalidade on-line. As inscrições começaram na última segunda-feira (07) e terminam no dia 20 de agosto.

O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado - por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) - e em apenas três meses o OportunidadES on-line se tornou um sucesso, com mais de 30 mil inscritos de todo o Estado para as mais de 20 mil vagas disponibilizadas nas duas primeiras etapas.

A terceira oferta traz 13 cursos novos: Inglês Avançado; Marketing para Pequenas Empresas; Customização em Roupas de Bebê; Preparo de Docinhos para Festa; Gestão Financeira de Pequenas e Médias Empresas; Gestão de Salão de Beleza; Preparação de Massas Frescas; Cozinhando com Microondas; Preparo de Carnes, Aves e Peixes; Confeitaria Básica; Garçom; Maquiagem para Festas e Camareira. Todas as aulas serão transmitidas por vídeo.
“Percebemos uma grande procura quando foram abertas as inscrições para os cursos presenciais e, para atender à demanda, utilizamos a tecnologia a nosso favor e ampliamos as oportunidades na modalidade de Educação a Distância (EAD)”, destaca o secretário da Secti, Vandinho Leite.

Os classificados nesta modalidade vão ter acesso a uma plataforma que será disponibilizada no site do projeto, e assim poderão assistir às aulas no computador, tablet e no celular.

Cursos
Mais de 10 mil vagas foram ofertadas em 27 opções de cursos de qualificação profissional EAD no Estado. Cada curso terá duração de quatro semanas com carga horária de 80h. Sendo eles 13 novos cursos e 14 reofertas.

Inscrições
As inscrições serão abertas nesta segunda-feira (07) e podem ser feitas até o dia 20 de agosto. Para se inscrever o interessado deve acessar o site: www.oportunidades.es.gov.br.

A lista de aprovados será divulgada no site do OportunidadES no dia 24 de agosto e o curso terá início no dia 28 de agosto.

Requisitos
São pré-requisitos para participação deste processo de seleção: ter idade mínima de 16 anos, ter acesso à internet e ter noções básicas de informática e de navegação na internet.

Matrícula
A matrícula dos candidatos classificados será efetivada após o primeiro acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na plataforma do Moodle no site www.oportunidades.es.gov.br, que deverá ser feita no período de 25 a 27 de agosto.

Certificação
O certificado será disponibilizado na plataforma em que o candidato realizou o curso on-line. A certificação será oferecida pela Secti, por meio do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.

Sucesso
Na primeira etapa do projeto a oferta era de 2 mil vagas para opções EAD. Pensando em aumentar a oferta para atender à demanda, houve a ampliação para 7.300. Na segunda oferta foram disponibilizadas 10 mil vagas, que foram ampliadas para 15 mil com 17 mil inscritos. E agora, a terceira oferta chega com mais de 10 mil vagas.

Até o final deste ano, serão ofertadas para a população o total de 40 mil vagas, sendo 30 mil em opções na modalidade On-line e 10 mil em cursos presenciais.


Pontos moeda