Geral

Falta de vitamina B12 pode causar até depressão. Saiba se você está precisando dela!

A vitamina existe primariamente em alimentos de origem animal e não é encontrada em frutas e vegetais

Se você sente dificuldade de concentração e memorização, muito cansaço e sonolência, seu corpo pode estar dando alguns sinais de que algo está errado. Esses e outros sintomas, geralmente, estão ligados à falta de vitamina B12. 

A vitamina B12 ou cianocobalamina, como também é chamada, é uma vitamina hidrossolúvel, sintetizada exclusivamente por microorganismos e o ser humano é completamente dependente da dieta para a sua obtenção.

Segundo a nutricionista Estela Reginatto, a deficiência de vitamina B12 é frequente em idosos e pode ocorrer devido a uma dieta insuficiente desta vitamina ou por qualquer alteração no processo de absorção.

"Em 60% dos casos, o problema é a má absorção. De 15 a 20% dos casos estão relacionados a anemia perniciosa, processo autoimune caracterizado pela destruição da mucosa gástrica e por falta de fator intrínseco, decorrente de algum processo inflamatório da nossa mucosa gástrica", explica.

Veja alguns sintomas comuns da deficiência de vitamina B12:

-Dificuldade de concentração e memorização;
-Ardência na língua;
-Cansaço sem explicação;
-Dor nas pernas;
-Falta de sensibilidade nas mãos ou nos pés;
-Sonolência;
-Dormência;
-Úlcera aftosa;
-Depressão;
-Perda do apetite

Segundo a nutricionista, a vítamina existe primariamente em alimentos de origem animal, não sendo encontrada em frutas e vegetais. Desta forma, se os níveis sanguíneos estão abaixo de 200 pm/ml, é necessário buscar uma reposição da vitamina por via oral ou sublingual ou intramuscular.

"Tudo vai variar de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. Mas se suas quantidades não estão baixas, mantenha a ingestão dos alimentos recomendados para manter os níveis de vitamina B12 sempre otimizados", afirma. 

Confira a lista de alimentos que possuem vitamina B12:
-Bife de fígado bovino;
-Carne de Frango;
-Carne bovina;
-Leite integral
-Leite desnatado;
-Camarão;
-Atum;
-Mariscos;
-Salmão;
-Mariscos;
-Fígado de frango;
-Coração de frango cozido

Nesta terça-feira (29), a nutricionista Estela Reginatto participa de uma entrevista ao vivo na Fanpage do Jornal Online Folha Vitória no Facebook. Fique ligado e participe da transmissão enviando seu relato ou questionamento sobre vitamina B12. 

Pontos moeda