Geral

Fotos divulgadas pela Coreia do Norte sugerem criação de novos mísseis

Redação Folha Vitória

Tóquio - Fotos divulgadas pela imprensa estatal da Coreia do Norte nesta quarta-feira mostram o que parecem ser projetos de um ou dois novos mísseis. Desenhos dos mísseis aparecem pendurados numa parede atrás do presidente Kim Jong-un enquanto ele visitava uma fábrica que produz motores para o programa balístico do país.

Uma das fotos mostra claramente um diagrama de um míssil chamado "Pukguksong-3", que parece ser o mais novo da série Pukguksong. A outra é mais difícil de identificar, mas era possível ler "Hwasong".

De acordo com o pesquisador Michael Duitsman, do Centro de Estudos de Não-Proliferação, o primeiro míssil nunca foi visto. "O Pukguksong-3 é definitivamente novo", disse.

O míssil pode ter sido projetado para voar mais longe e ser lançado de latões de proteção, que permitem que os mísseis sejam transportados com maior facilidade e os torna mais difíceis de localizar e destruir.

As imagens foram publicadas na edição matutina do Rodong Sinmun, o jornal do partido no poder, e foram distribuídas pela Agência Central de Notícias da Coreia dois dias depois dos Estados Unidos e da Coreia do Sul iniciarem seus exercícios militares anuais, os quais o Norte afirma serem um ensaio para guerra. Tensões na península da Coreia geralmente aumentam durante essa época. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda