Geral

Inscrições para 570 vagas em cursos gratuitos estão abertas em Viana

As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de agosto pelo site do projeto OportunidadES

Os moradores de Viana que estiverem interessados em obter uma nova profissão, já podem escolher e se inscrever em uma das 19 áreas em aberto do projeto OportunidadES. No total, são 570 vagas em cursos presencias, como bolos artísticos, informática básica, confeitaria básica e avançada, confecção de bijuterias, entre outros. As inscrições começam nesta quinta-feira (03) e vão até o próximo dia 13 de agosto.

O projeto é realizado pelo Governo do Estado e desenvolvido por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Em apenas três meses o projeto já somou mais de 20 mil vagas já ofertadas, com objetivo de alcançar 40 mil até o final do ano.

“De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT), a tendência do ano de 2017 é que a parcela de profissionais autônomos no Brasil chegue a 42% do número total de ocupações no mercado. Por isso, estamos levando cursos gratuitos para a população adquirir conhecimento, incentivando a busca pelo empreendedorismo a fim de gerar renda”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

As inscrições para as vagas ofertas em Viana terminam no dia 13 de agosto. Os interessados devem se inscrever pelo site. A lista com os aprovados será divulgada no dia 17 de agosto também pelo site do projeto.

Os cursos contam com carga horária de 40 horas/aula. As aulas terão início no dia 22 de agosto, data que é obrigatória a presença dos selecionados para efetivação da matricula. O local da aula inaugural será divulgado pelo site do projeto. As próximas aulas acontecem no Centro de Qualificação profissional de Viana Sede.

Para se inscrever, é necessário que o interessado tenha a partir de 16 anos de idade, saber ler e escrever e ser morador do município de Viana. A classificação será por meio de ordem de inscrição e preenchimento correto dos dados. Os certificados serão ofertados pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.

Veja o quadro completo de vagas:


Pontos moeda