Geral

Nos EUA, lobista presta depoimento a grande júri que investiga caso Rússia

Redação Folha Vitória

Washington - Um grande júri convocado pelo conselheiro especial Robert Mueller, que investiga o suposto papel da Rússia na eleição presidencial americana do ano passado, já ouviu o depoimento secreto de um lobista russo-americano que participou de uma reunião em junho de 2016 com Donald Trump Jr., o filho mais velho do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Uma pessoa familiarizada com o assunto confirmou que o lobista Rinat Akhmershin prestou depoimento ao grande júri de Mueller nas últimas semanas. A pessoa falou sob condição de anonimato.

A revelação é a indicação mais clara que de Mueller e sua equipe de investigadores veem a reunião, que ocorreu duas semanas após a nomeação de Trump para concorrer à presidência pelo Partido Republicano, como um ponto de informações relevantes em sua análise mais ampla sobre a suposta interferência do Kremlin nas eleições de 2016. Além de Trump Jr., participaram do encontro o genro e assessor sênior de Trump, Jared Kushner, e o chefe da campanha republicana, Paul Manafort.

E-mails tornados públicos por Trump Jr. sobre a reunião mostram que ele esperava receber informações potencialmente prejudiciais sobre Hillary Clinton, a candidata democrata, como parte do que foi descrito para ele como um esforço do governo russo para ajudar a campanha de Trump.

O Financial Times relatou, pela primeira vez, a aparição de Akhmershin no grande júri. O lobista, no entanto, se recusou a comentar o assunto. Peter Carr, um porta-voz de Mueller, também declinou comentar sobre o assunto na noite de quarta-feira. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda