Geral

Ondas de 4 metros e mar agitado no litoral capixaba a partir desta 5ª feira

Em algumas localidades da região Sudeste do país as ondas podem atingir 4 metros de altura

O Climatempo emitiu um alerta para a situação de mar extremamento agitado em algumas regiões do Brasil, entre elas, o Espírito Santo. De acordo com o instituto, a partir desta quinta-feira (10), até o dia 14 de agosto, o Sul e o Sudeste do país podem registrar ressacas violentas, com ondas de 3 a 4 metros de altura. A previsão é que o mar comece a baixar na terça-feira (15).

Confira a previsão do tempo para a sua região!

Já a previsão do tempo para esta quinta-feira é de sol e calor em todo o Estado. Na sexta-feira (11), deve haver um aumento de nebulosidade a partir da tarde, mas ainda não deve voltar a chover no Espírito Santo.

Para o fim de semana, a previsão é que as temperaturas voltem a diminuir e que o tempo permaneça estável no sábado (12). No domingo (13), o dia deve ser de nebulosidade, intercalando períodos de sol, mas sem chuva.

Mar agitado

A ressaca marítima se deve a uma situação meteorológica pouco comum que acontece no Atlântico Sul no fim desta primeira quinzena de agosto. Um anticiclone de origem polar extremamente forte desloca-se pela costa da Argentina entre os dias 9 e 13 de agosto.

Além de muito forte, este anticiclone é também muito amplo e vai influenciar as condições do tempo e do mar no Atlântico Sul por vários dias.

As simulações computacionais dos modelos atmosféricos da Europa e dos Estados Unidos estimam que a pressão atmosférica no centro deste anticiclone pode chegar a 1048 hPa. Este é um valor de pressão atmosférica excepcionalmente elevado e raro sobre águas do Atlântico Sul.

A combinação dos ventos fortes gerados por este potente anticiclone e de um ciclone extratropical que passa pela costa da Região Sul do Brasil deixa o mar muito agitado em toda a costa leste do Brasil no período entre 10 e 14 de agosto de 2017. Fortes ressacas são esperadas nas praias do Sul e do Sudeste.

Pontos moeda