Geral

Hackers atacam sistema de Santa Casa de Pirajuí (SP) e exigem bitcoins

Redação Folha Vitória

Um ataque de hackers destruiu arquivos de pacientes da Santa Casa de Pirajuí, no interior do Estado de São Paulo, nesta semana e mudou a rotina da instituição. O hospital não aceitou pagar o resgate em bitcoins exigido pelos invasores e teve vários serviços prejudicados.

A instituição também foi obrigada a voltar a usar fichas de papel para as anotações até que o sistema informatizado seja restabelecido.

A invasão aos arquivos dos computadores ocorreu na segunda-feira, 30, e até esta quarta-feira, dia 1º, a situação não havia sido solucionada. Dados dos pacientes precisarão ser inseridos novamente na rede, assim como programas essenciais para o funcionamento de setores importantes, como o de raio-x.

Enquanto a situação não é resolvida os registros seguem sendo feitos de forma manual. Com isso, a direção do hospital informa que o atendimento ficou um pouco mais lento e não há previsão sobre quando tudo voltará ao normal. O caso foi registrado na Polícia Civil, que ainda não tem pistas que levem aos autores.

Pontos moeda