Geral

Justiça converte em domiciliar prisão dos irmãos donos da carreta que causou tragédia na 101

O acidente considerado a maior tragédia rodoviária do Espírito Santo, matou 23 pessoas. Segundo a Justiça, os irmãos Jacymar Pretti e Leocir Pretti não oferecem mais risco, uma vez que a empresa deles deixou de existir

Ônibus explodiu após colisão com carreta que carregava granito. 23 pessoas morreram.

O juiz Eliezer Mattos Scherrer Junior, da 1ª Vara Criminal de Guarapari, converteu em domiciliar a prisão dos irmãos Jacymar Pretti e Leocir Pretti. A decisão do último dia 31 de julho foi divulgada nesta sexta-feira (03). 

Jacymar e Leocir são os donos da carreta, que segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), causou a tragédia na BR 101, em Guarapari, no dia 22 de junho do ano passado. O acidente envolveu, além da carreta que estava carregada com uma pedra de granito, um ônibus e duas ambulâncias. Ao todo, 23 pessoas morreram. 

Segundo a decisão, que permite que os irmãos Jacymar e Leocir cumpram a pena em casa, como a empresa foi extinta e os funcionários demitidos, "o poder de influência em detrimento da obediência hierárquica e o risco de reiteração da conduta narrada na denúncia, em tese, desapareceram".

Ainda de acordo com a decisão, "com a suspensão do exercício da atividade econômica da empresa dos réus não terá mais como os caminhões com excesso de peso trafegarem na estrada, e por isso os acusados não colocariam mais em risco a vida de outras pessoas por este mesmo motivo. Também não teriam como coagir moralmente seus funcionários a depor falsamente em Juízo, por todos já terem sido demitidos". 

Para concluir a determinação de converter em domiciliar a prisão de Jacymar e Leocir, o juiz alega que "não há indícios de que os réus soltos prejudicarão a garantia da ordem pública ou a instrução processual". Os irmãos deverão usar tornozeleira eletrônica, pedir autorização judicial para sair de casa e estão proibidos de manter qualquer tipo de contato com as testemunhas. 

Pontos moeda