Geral

O tipo de fezes pode indicar muito sobre sua saúde. Saiba como!

É preciso ficar atento também em relação ao número de vezes que se vai ao banheiro

Poucos sabem, mas o tipo de fezes de cada pessoa pode indicar muita coisa sobre o sistema digestivo e dar até algumas pistas sobre a alimentação. Segundo a nutricionista Estela Reginatto, existem sete tipos de fezes, mas apenas duas delas são referências de uma boa saúde intestinal.

Além disso, ela destaca que é preciso ficar atento também em relação ao número de vezes que se vai ao banheiro. Se uma pessoa precisa ir muitas vezes ao dia ou se vai apenas duas vezes na semana, por exemplo, é um sinal de problema.

DICAS PARA CADA TIPO DE FEZES

TIPO 1 e 2: constipação mais severa e que precisa melhorar os hábitos de alimentação e prática de atividade física para regularização. mas não basta ter as fezes ideais, é preciso ter a frequência diária, de uma a duas vezes ao dia.

TIPO 3 e 4: são ótimas referências de uma boa saúde intestinal.

TIPO 5, 6 e 7:  denotam urgência nas evacuações que podem demonstrar alguma alergia alimentar ou alguma intolerância, uso de medicações ou até um sinal de existência de alguma doença intestinal quando essa diarreia não tem mais controle, neste caso, busque a ajuda de um médico ou nutricionista.

COMO DEVE SER A MINHA FREQUÊNCIA DE EVACUAÇÃO?
Você sabia que a constipação intestinal é quando se passa mais de um dia sem ir ao banheiro? A não evacuação pelo menos uma vez a cada 24 horas pode ocasionar sintomas como depressão, falta de energia, irritabilidade, mal-estar, dor de cabeça, sensação de tontura, cansaço, náuseas e até mesmo palpitação.

O ideal é evacuar a cada 24 horas, dependendo do volume de alimentos consumidos, é normal também evacuar de duas a três vezes ao dia, como é o caso de homens ou atletas que precisam de um volume de comida maior. A constipação intestinal pode levar a sérias doenças quando não cuidada a tempo.

O intestino humano pode chegar a ter 12 metros de comprimento iniciando-se pela boca. E um ser humano chega a consumir durante a sua vida cerca de 30 toneladas de alimentos.

Um intestino saudável está com a sua microbiota repleta de bactérias boas, que são os chamados lactobacillos, eles são responsáveis por este equilíbrio e por manter a saúde do nosso intestino. Esses lactobacillos estão presentes no nosso intestino naturalmente e se proliferam na presença de alimentos como alho, cebola, alho poró, maçã, cacau em pó, biomassa de banana verde (receita logo abaixo) e castanhas (Castanha de caju, castanha do Pará, nozes).

Mas essas bactérias do bem também podem ser destruídas quando consumimos em excesso alimentos inflamatórios como os refinados açúcares, refrigerantes, biscoitos, sucos açucarados e etc. Por isso atente-se ao que você consome no seu dia a dia.

O que fazer para melhorar a saúde do intestino?

⦁ Nos dias em que estiver mais constipado, consuma por 5 dias consecutivos, 1 colher de sopa de óleo de coco no café da manhã, pode acrescentar ao café com um pouco de canela ou misture-a aos ovos mexidos.

⦁ BEBER ÁGUA: aumentar o volume de água vai ajudar a melhor o “trânsito intestinal”. Faça o cálculo: Multiplique 40 ml x o peso o resultado é o volume de água que você deve consumir diariamente. Exemplo: 60 kg x 40 ml+ você precisa consumir 2,4 litros de água ao dia.

⦁ PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA DIARIAMENTE: A atividade física, mesmo que uma caminhada, aumenta os movimentos peristálticos do seu intestino e consequentemente aumenta o seu trânsito intestinal e assim você vai conseguir evacuar com mais facilidade.

⦁ CONSUMIR ALIMENTOS MAIS RICOS EM FIBRAS E BOAS GORDURAS (NA QUANTIDADE CERTA): vegetais folhosos, castanhas, óleo de coco, semente de linhaça, semente de abóbora, coco seco, biomassa de banana verde vão te ajudar também a aumentar o volume fecal.

Pontos moeda