Geral

Prefeitura de Anchieta repassa ajuda financeira para associação de pescadores

A solenidade de assinatura do aditivo ao Termo de Fomento nº 002/2017 aconteceu ontem (31), na Secretaria Municipal de Agricultura, com a presença do prefeito de Anchieta Fabrício Petri e representantes da Associação de Armadores, Maricultores e Pescadores do município de Anchieta (Ampa)

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Prefeito de Anchieta (camisa listrada) e representantes do Ampa no momento da assinatura do aditivo. 

Foi celebrado entre a Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura de Anchieta e pela Ampa, o repasse financeiro à associação para operacionalização do Programa de Subvenção Econômica do Óleo Diesel para embarcações pesqueiras. A Ampa é a única associação habilitada no Estado a participar do programa.

A associação compra o combustível e repassa para aos pescadores associados com uma redução no preço do litro do óleo diesel de R$ 1, representando desconto de 30% no custo. “O óleo diesel é o principal custo para realização da atividade de pesca. Com adesão a esse programa os pescadores têm uma economia significativa. Esse valor, que antes ficava com as distribuidoras de combustível, atualmente é aplicado no comércio local. Ao ano estima-se que as 70 embarcações cadastradas no município irão economizar cerca de R$ 1,6 milhão. Esse dinheiro não vai para as distribuidoras, vai ficar por aqui, movimentando a nossa economia”, explicou o secretário interino de Pesca e Aquicultura, Geovani Bissa Merigueti.

“A atividade pesqueira é um gerador de renda e trabalho. A prefeitura, por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura, têm como uma das principais ações a manutenção desse importante programa para esse importante setor econômico e social”, relatou o prefeito.

Para o presidente da associação, Paulo Henrique Silva Frontino, o Alemão, a ajuda da prefeitura faz a Ampa manter suas atividades e ajudar aos pescadores e seus familiares. “Com esse apoio a nossa associação pode se manter no programa, ajudando no fortalecimento da renda dos pescadores associados e suas famílias”, contou.

Pontos moeda