Geral

UE diz que tem interesse em cooperar com Reino Unido como parceiro próximo

Redação Folha Vitória

O principal negociador da União Europeia para questões da saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), Michel Barnier, disse nesta quinta-feira que o bloco tem interesse em cooperar com o Reino Unido como um parceiro próximo, mas que ainda faltam pontos estratégicos a ser acordados. Além disso, ele disse ser necessário "carta na manga" caso não aconteça um acordo de retirada.

Em artigo divulgado no site da Comissão Europeia, Barnier disse que 80% do acordo de retirada está estabelecido, mas "80% não é 100%", disse ele. "Ainda precisamos concordar em pontos importantes, como a proteção de 'indicações geográficas'. Isto refere-se à proteção de produtos agrícolas e alimentares locais", acrescentou.

Segundo o negociador, o maior risco causado pelo Brexit é na ilha da Irlanda. "Precisamos garantir que o Brexit não crie uma fronteira rígida entre a Irlanda e a Irlanda do Norte", um acordo de cooperação que atualmente ocorrem dentro do quadro comum da UE.

Barnier destacou a necessidade de se ter uma "carta na manga" em relação a um não acordo de retirada, já que ninguém sabe como estará o relacionamento do Reino Unido com o bloco até o final do ano. "O que a UE propôs é que a Irlanda do Norte permaneça numa área regulamentar comum de bens e costumes com o resto da UE. Estamos prontos para melhorar o texto da nossa proposta com o Reino Unido", enfatizou.

Pontos moeda