• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Poluição e Esperança

Geral

Poluição e Esperança

De um lado, um mar cheio de resíduos. Do outro, a luta pela recuperação ambiental

Um grupo de voluntários trocou o fim de semana ensolarado para recolher o lixo, espalhado pela areia da Praia de Camburi, em Vitória, nas pedras, e até mesmo no mar. Adultos e crianças trabalharam na limpeza, num mutirão pelo meio ambiente na quinta edição do projeto Ação Coletiva Vida Marinha.

No final da coleta, como forma de protesto, os voluntários desenharam uma arraia gigante, com as centenas de sacolas cheias de resíduos. Entre eles, pneus, colchão e muito, mas muito plástico. Desde o início do projeto, sete toneladas de lixo já foram retiradas do principal ponto turístico da capital. 

Foto: Leonardo Merçon
Voluntários usam lixo retirado da Praia de Camburi para desenhar uma arraia gigante

Uma mistura de alegria, pela limpeza e de tristeza, por saber que há tanto por fazer. Para uma das voluntárias, "não há como separar o meio ambiente de nós, moradores. Não há como dizer: a natureza esta lá, e eu estou aqui. Estamos todos no mesmo lugar, e precisamos aprender a conviver, com educação".

Esta foi apenas uma das ações ambientais já realizadas no litoral capixaba. A cada novo mutirão, mais soldados são atraídos para a batalha contra a poluição dos rios e do mar.

É o que explica o ambientalista Sandro Firmino. Segundo ele, o principal retorno é a conscientização. "Quem recolhe uma vez, não joga na próxima", diz Firmino.

Além das ações de voluntários, há ainda o recolhimento feito pelos funcionários das prefeituras. Somente em Vitória, são 16 toneladas de resíduos, retirados das praias e manguezais. isso, a cada ação. Plástico e restos de cigarro correspondem a mais de 90% do total de lixo encontrado no mar.

E é neste ambiente poluído, mas com sinais de esperança, que a Rede Vitória lança hoje o projeto Sereias Capixabas. A ideia é criar um envolvimento ainda maior dos moradores e turistas, em visita ao Espírito Santo, na batalha contra a poluição. 

É uma nova campanha ecológica, totalmente digital e inovadora, que busca chamar atenção para os impactos provocados pelo lixo - desde resíduos sólidos até o esgoto - despejado todos os dias na costa brasileira. Pelos próximos seis meses, você vai acompanhar no Folha Vitória, e também nas redes sociais da Rede Vitória, a evolução da campanha. Você também é convidado para se envolver e se surpreender.