Geral

Sessão solene celebra 160 anos da Imigração Pomerana no Espírito Santo

Homenagens foram realizadas na Câmara Municipal de Domingos Martins

Foto: Divulgação
Homenagem contou com participação dos moradores na Câmara Municipal

Na última terça-feira, 13, a Câmara Municipal de Domingos Martins realizou uma sessão solene em homenagem aos 160 anos da imigração pomerana no Espírito Santo. O evento contou com entrega de diplomas para personalidades do município serrano, como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido em benefício da preservação dos costumes e da herança histórica deixada pelos pomeranos.

Além das personalidades, foram homenageados também professores que atuam e já atuaram no Programa de Educação Escolar Pomerana (Proepo), e integrantes das Bandas Pommerchor, Pommerweg’s e do Grupo Os Tradicionais Pomeranos. Os grupos realizaram uma apresentação musical após as homenagens.

Foto: Divulgação
Apresentação dos grupos musicais

Imigrantes pomeranos

Os primeiros pomeranos a chegarem ao Espírito Santo vieram de uma das provinciais da Confederação Germânica, a Pomerânia, em 1859. A província fazia parte da Prússia antes da unificação da Alemanha e atualmente pertence à Polônia.

A data oficial da chegada deles a Vitória é de 28 de junho, considerada o Dia Do Imigrante Pomerano. Aqueles que chegaram ao Estado se dirigiram à região serrana e ocuparam municípios hoje conhecidos como Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra, Vila Pavão, Pancas, Domingos Martins, Afonso Cláudio, Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Baixo Guandu e Vila Valério.