CORONAVÍRUS

Geral

ES vai apresentar relatório sobre casos de reinfecção por coronavírus ainda nesta semana

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, há relatos de pessoas que testaram positivo para a covid-19 mais de uma vez, nos testes RT-PCR, mesmo com um espaço de tempo grande

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Em entrevista coletiva na segunda-feira (03) o secretário de Estado de Saúde Nésio Fernandes adiantou que ainda nesta semana deve divulgar o relatório parcial das investigações de possíveis casos de reinfecção por coronavírus no Espírito Santo.

De acordo com o Nésio e com o subsecretário em Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, o Estado tem recebido notificações de pessoas que fizeram o teste RT-PCR - que identifica pacientes que estão com o vírus ativo - e resultaram positivo e, após um tempo maior, de 30 dias por exemplo, realizaram o teste de novo e deram positivo novamente.

Os casos estão sendo avaliados e na sexta-feira os resultados do estudo serão apresentados.

Ainda segundo os secretários, os 100 primeiros casos confirmados da doença no Estado foram chamados para realizarem novos testes e foram reavaliados.O objetivo foi analisar os aspectos da imunidade das pessoas após a infecção pelo novo vírus.

Nova onda de casos

Foto: TV Vitória

Questionado pela reportagem do Folha Vitória sobre uma possível nova onda de casos, por conta do aumento do contato social visto nos últimos dias, o subsecretário Luiz Carlos Reblin disse que o Estado tem monitorado o comportamento da pandemia através do Mapa de Risco.

"A qualquer sinal de aumento da incidência, o município será reclassificado no mapa de risco. Todas as coordenações de Atenção Primária estão orientadas sobre os atendimentos de casos e monitoramento dos doentes. Toda a população também pode acompanhar o Painel Covid-19 ES a incidência da doença no Estado. O mesmo pode ser feito pelas secretarias municipais como forma de pensar estratégias para conter a doença em seus territórios", disse.

Ainda segundo Reblin, uma nova testagem em massa está previsa para acontecer em agosto, num novo Inquérito Sorológico. A previsão é de que 13 cidades participem da pesquisa.

Pontos moeda