Geral

Filhotes de baleia jubarte são encontrados no litoral capixaba; um deles estava morto

Os animais foram encontrados na Praia do Ulé, em Guarapari e na praia da Lagoa do Siri, em Marataízes

Foto: Divulgação/CTA
Equipe atende animal que foi encontrado vivo em Marataízes

Dois filhotes de baleia jubarte foram encontrados na costa do Espírito Santo na manhã deste sábado (08). Um deles estava morto e foi encontrado na Praia do Ulé, em Guarapari. O outro, que ainda está vivo, foi localizado na praia da Lagoa do Siri, em Marataízes, região Sul do estado.

De acordo com o CTA - Serviços em Meio Ambiente, que atende as ocorrências no litoral capixaba, o animal encontrado no Ulé será submetido ao exame necroscópico para verificar o que pode ter causado o óbito. Já a baleia localizada na Lagoa do Siri está sendo avaliada pela equipe técnica, composta por biólogos e veterinários do CTA e do Instituto Orca.

Leia também

>> VÍDEO | Baleia jubarte é encontrada morta em Guarapari

>> Em um dia, duas baleias jubarte são encontradas mortas no litoral capixaba

>> Descarte irregular de máscaras durante pandemia coloca animais marinhos em risco no ES

Foto: Divulgação
Filhote de baleia jubarte morto na Praia do Ulé

Caso encontre um animal encalhado na praia (mamíferos, tartarugas e aves marinhas), vivo ou morto, acione a Central de Emergências da Petrobras através dos números 0800 039 5005 (ES) e 0800 026 2828 (RJ) para que uma equipe especializada será direcionada para o atendimento da ocorrência. Lembrando que os animais podem transmitir doenças, estando vivos ou mortos.

Casos recorrentes

Em uma semana, quatro baleias da espécie jubarte foram encontradas mortas no litoral capixaba. O caso mais recente ocorreu na última terça-feira (04) no litoral Norte do estado, próximo a Aracruz. No mesmo dia, pelo menos 20 arraias foram encontradas mortas na região da Praia de Camburi, em Vitória.

De acordo com o ambientalista Lupércio Barbosa, encontrar animais encalhados nesta época do ano é comum, devido ao movimento migratório para reprodução. O especialista ainda acredita que o número deve aumentar até o final da temporada de reprodução.

Pontos moeda