Geral

Mais de 3 mil crianças morrem, todos os anos, vítimas de acidentes domésticos no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, outras 111 mil são internadas por motivos acidentais no país. Cerca de 90% desses acidentes poderiam ter sido evitados

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

Mais de 150 dias dentro de casa. Quem tem crianças pequenas, enfrenta a dificuldade de mantê-las distraídas e longe dos perigos. No Brasil, por exemplo, os acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, todos os anos 3,6 mil crianças morrem e outras 111 mil são internadas por motivos acidentais no país. Estudos demonstram que 90% desses acidentes poderiam ter sido evitados com medidas simples de prevenção.

Além das quedas e afogamentos, os choques elétricos são muito comuns. De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, produzido pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), no ano de 2019, das 697 mortes por choques elétricos relatadas no Brasil, 11% envolveram crianças e adolescentes entre 0 e 15 anos.

Ainda segundo a Abracopel, em média 650 pessoas morrem todo ano em acidentes envolvendo eletricidade, sendo que destas mortes a maior parte por choques elétricos. Aproximadamente 28% dos acidentes fatais envolvendo eletricidade ocorreram dentro das residências, a maioria deles são causados por tomadas sem proteção, fios desencapados e benjamins, conhecidos como T.

Prevenção para evitar acidentes

Algumas ações simples de prevenção, podem deixar sua casa muito mais segura para os pequenos, orienta a EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo.

“A garotada é muito curiosa e busca novidade o tempo todo. Para evitar riscos desnecessários, toda a fiação elétrica da residência deve estar devidamente protegida e muito bem instalada. O uso seguro e eficiente da eletricidade deve ser uma constante no convívio familiar, para prevenir acidentes e combater o desperdício”, afirma Marcio Costalonga, gestor da EDP.

Segundo Costalonga, além do risco das tomadas, é preciso estar atento ao uso de equipamentos como videogames, computadores, celulares e televisões. "É importante que esses equipamentos sejam ligados sempre por um adulto, criança e eletricidade não combinam", explicou. 

O celular é um grande vilão. De acordo com Márcio, usar o aparelho enquanto está carregando pode causar explosões. O gestor explica que o ideal é que o telefone celular fique carregando longe dos pequenos. Confira orientações sobre segurança com energia elétrica em casas com crianças:


Acidente Fatal

Na última segunda-feira (24), um menino, de apenas 11 anos, morreu depois de receber uma descarga elétrica enquanto brincava com um celular que estava conectado na tomada. Matheus Macedo Campos sofreu duas paradas cardiorrespiratórias e não resistiu. O corpo da vítima foi sepultado no cemitério Mararu, em Santarém, no oeste do Pará.

Segundo a família do menino, ele estava na varanda da casa, deitado no chão, com o celular na mão, que estava conectado à rede elétrica. Na mesma tomada outros aparelhos ligados por um adaptador, porém, somente Matheus recebeu a descarga elétrica.

Chovia bastante na cidade na hora do acidente. O temporal, acompanhado de raios e trovoadas, durou mais de 12 horas. O menino chegou a ser socorrido e levado para o hospital, mas acabou não resistindo e morreu.

De acordo com o tentente-coronel Amaral, do Corpo de Bombeiros, em casos de paradas cardiorrespiratórias causadas por choques elétricos, manobras simples podem salvar vidas enquanto a vítima aguarda socorro. Acompanhe abaixo o vídeo de instrução para manobras de primeiros socorros:

Ainda segundo o tentente-coronel, antes de pensarmos em primeiros socorros, é importante falar sobre prevenção. “A maioria desses acidentes poderia ser evitado se os pais se dedicassem a educar, orientar e estruturar a casa para garantir mais segurança aos pequenos”, disse.

Orientação com crianças

Desde cedo é preciso explicar a eles sobre os riscos da eletricidade. Os especialistas afirmam que com um ano de idade a criança já é capaz de entender que não é certo colocar o dedo na tomada. 

Mas isso não é suficiente para que ela não tente mesmo assim. Por volta dos quatro e cinco anos, a criança então já tem o discernimento entre o certo e o errado. Ainda assim, cabe aos pais prestar a orientação.

Foto: Reprodução TV Vitória
A pequena Alicia, de 1 ano, observa a tomada que fica protegida próxima aos brinquedos.

Para evitar esses acidentes, a empresária Lara Taquette, mãe da Alicia, de apenas um aninho, investiu em itens de segurança. “Todas as tomadas que ficam ao alcance dela, e que ficam perto de onde ela brinca, nós cobrimos com aqueles acessórios para tomada. Além disso, os fios ficam em locais cobertos, embutidos, evitando que ela tenha acesso”, disse.

Lara contou que essa é uma forma de evitar que a filha mexa em locais com acesso à eletricidade. “A gente sabe que tudo que é elétrico chama atenção das crianças, por isso é importante proteger”, contou a empresária.

Foto: Reprodução TV Vitória
A empresária Lara Taquette orientando a filha, Alicia, sobre os perigos da eletricidade

De acordo com Isadora Venturim, psicóloga especializada em comportamento infantil, os pais precisam estar sempre vigilantes. “ A vigilância deve ser constante. Já é difícil para um adulto entender os perigos, imagina para uma criança? Os pais precisam entrar no mundo dos filhos, orientar e alertar para os riscos, mas permanecer sempre em estado de alerta”, explicou.

Ouça a entrevista da psicóloga e as orientações sobre como instruir as crianças sobre os perigos da eletricidade:

Entrevista Psicóloga - Isadora Venturim


Dicas de segurança envolvendo eletricidade

- Verifique sempre o estado das instalações elétricas. Substitua as fiações antigas e desencapadas. Os fios devem ficar isolados em locais adequados como canaletas e conduítes e longe do alcance das crianças;

- Evite ligar vários aparelhos eletrônicos em uma mesma tomada;

- As tomadas devem estar protegidas por tampas apropriadas, esparadrapo, fita isolante ou mesmo cobertas por móveis;

- Cuidados com eletrodomésticos em mau estado de conservação, como ventiladores e geladeiras. Eles podem causar choque e curto-circuito. Se possível, faça revisões ou a troca desses produtos;

- Antes de consertos e reformas em sua casa, desligue a chave geral. Prefira os serviços de um eletricista;

- Desligue o chuveiro antes de mudar a chave de temperatura;

- Não coloque objetos metálicos (facas, garfos, etc.) dentro de equipamentos elétricos;

- Considere a instalação de um dispositivo de proteção residual (DR) no quadro de distribuição de energia elétrica de sua casa. Esse aparelho tem a função de cortar a vazão de corrente elétrica que causa choques;

- Só permita que as crianças empinem pipas em campos abertos, com boa visibilidade, sem a presença de fios e postes de eletricidade. Oriente-as quanto aos riscos do uso do cerol e de retirar a pipa caso enrosque na rede elétrica;

- Oriente sobre os perigos de entrar nas áreas das estações de distribuição ou nas de torres de transmissão.

Pontos moeda