CORONAVÍRUS

Geral

Prefeituras da Grande Vitória começam a retomar consultas eletivas nos postos de saúde

Atendimentos já voltaram a ser realizados nas unidades de Vila Velha. Já em Cariacica eles devem voltar a ocorrer em setembro

Foto: TV Vitória

As consultas eletivas, aquelas que não possuem caráter de urgência, começaram a ser retomadas nas 19 unidades básicas de saúde de Vila Velha, após ficarem suspensas por quase cinco meses. A decisão da prefeitura de autorizar a retomada dessas atividades ocorreu após o município ser classificado como risco moderado para a covid-19, conforme a matriz de risco elaborada pelo governo do Estado.

As consultas foram retomadas na última segunda-feira (10) e, inicialmente, voltaram a ser oferecidas apenas para uma parcela da população. "Nós vamos retomar com o público prioritário. Vamos retomar o preventivo, que é a nossa prevenção do câncer de mama e de colo de útero, vamos retomar as consultas eletivas com os idosos, os hipertensos, os diabéticos, as crianças, as gestantes, os pacientes com transtornos mentais e os nossos pacientes com comorbidades", explicou a enfermeira Jeane Azevedo, coordenadora da atenção primária de Vila Velha.

As consultas sem caráter de urgência estavam suspensas desde o dia 20 de março, em função da pandemia do novo coronavírus. Elas já podem ser marcadas nas próprias unidades básicas de saúde ou por meio dos agentes comunitários. Os profissionais retomaram as visitas, porém só chegam até a porta das residências.

Para diminuir o risco de que pacientes das consultas eletivas tenham contato com o coronavírus, quem chega com sintomas de gripe é direcionado para os fundos das unidades básicas de saúde. No posto de saúde do bairro Araçás, por exemplo, os pacientes suspeitos de estarem infectados com a covid-19 são atendidos em um auditório adaptado.

Já o número de consultas eletivas que serão ofertadas à população não é o mesmo que antes da pandemia. Ele foi reduzido pela metade. A intenção é garantir que não fique mais de um paciente esperando pelo mesmo médico simultaneamente.

"Um paciente por horário e é a cada 30 minutos, porque aí a gente evita de um paciente cruzar com outro. E a gente pede para que eles não se atrasem, porque o atraso dos pacientes faz a aglomeração também", ressaltou Jeane Azevedo.

Cariacica

Já em Cariacica, as consultas eletivas nas 28 unidades básicas de saúde do município devem voltar a ocorrer no início de setembro, porém com uma oferta menor do que antes da pandemia. A secretária municipal de Saúde, Bernadete Coelho Xavier, informou que apenas 30% delas serão retomadas, inicialmente.

"Para a nossa totalidade do retorno, seria importante que tivéssemos também o retorno da totalidade dos servidores que estão hoje afastados. A gente tem uma média de 140 profissionais afastados, ou por idade ou por comorbidade", frisou.

A secretária destacou ainda que foram realizados cerca de 77,5 mil atendimentos nas unidades básicas de Cariacica desde que começou a pandemia. Esse número, no entanto, seria três vezes maior se as eletivas não tivessem sido canceladas, segundo Bernadete.

"Consultas que são consideradas de emergência, que são consideradas de muita importância, não foram suspensas. Por exemplo, pré-natal, paciente fazendo tratamento de sífilis, paciente diabético descompensado, hipertenso descompensado. E aí tem um rol de mais de 15 itens que não foram suspensos", citou a secretária.

Vitória e Serra

Por meio de nota, a Prefeitura de Vitória informou que manteve o atendimento presenciai para pacientes do grupo de risco que necessitam de acompanhamento, como diabéticos e hipertensos.

Já a Prefeitura da Serra disse que as consultas presenciais não foram canceladas.

Com informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda