Saúde

Sábado é "Dia D" de vacinação contra a covid-19 em todo o ES

Todos os municípios capixabas já estão autorizados, a partir desta semana, a abrir agendamento para vacinar toda a população a partir dos 18 anos

Foto: Agência Brasil/ Tânia Rêgo

Todos os municípios do Espírito Santo começarão a vacinar a população com 18 anos ou mais a partir desta semana. A afirmação foi feita pelo governador Renato Casagrande, no início da tarde desta segunda-feira (16).

De acordo com Casagrande, no próximo sábado (21), os municípios capixabas também irão realizar o chamado "Dia D" para mobilização da importância da imunização, com a primeira e a segunda dose.

"Nesta semana daremos um grande passo na vacinação da população capixaba: iniciaremos em todos os municípios a vacinação da população com mais de 18 anos. Sábado (21) será um grande dia D de ampla mobilização pela Vacinação de D1 e D2 em todo o Estado", disse.

Durante coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira, o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, destacou a importância da população aderir ao "Dia D" da vacinação, que, segundo ele, será um marco de todas as campanhas de imunização realizadas no estado.

"Na primeira oportunidade de se vacinar, vacine-se, porque as vacinas são a principal medida garantidora da proteção contra a doença e garantidoras da proteção da vida. Temos todos os municípios capixabas autorizados a, esta semana, abrirem os seus agendamentos, as suas estratégias de vacinação, a toda a população com mais de 18 anos, especialmente todos mobilizando para que sábado seja realizado um grande dia de vacinação no nosso estado", frisou.

"Que se abram pontos extras de vacinação, no formato de cada cidade. Poderemos ter os chamados drive-thru, onde as pessoas ficam em seus veículos, ou outros pontos de vacinação mais ampliados. É uma articulação que cada cidade poderá fazer, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde", completou o subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado, Luiz Carlos Reblin.

Cidades do ES já iniciaram agendamento da vacina

Algumas cidades, como Vitória, Vila Velha e Cariacica, já anunciaram o agendamento para pessoas com 18 anos ou mais. 

A capital abriu 3 mil vagas nesta segunda-feira, que já foram totalmente preenchidas. A aplicação será realizada de terça (17) a quinta-feira (19).

Cariacica vai abrir, na quarta-feira (18), a partir das 14h, 15 mil vagas para agendamento da primeira dose da vacina contra covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais. O agendamento pode ser realizado pelo site vacinaeconfia.es.gov.br.

Já Vila Velha abrirá o agendamento para este público na quinta-feira (19). O número de vagas e o horário do agendamento ainda não foram divulgados.

Comemoração de quem será finalmente vacinado

Quem comemorou o início da vacinação para a população a partir dos 18 anos foi o universitário Leonardo Miranda Rangel, de 22 anos.

"Estou muito eufórico. Na hora em que saiu o agendamento, falei: 'meu Deus do céu, preciso conseguir essa vacina'. Até dei uma surtada aqui", contou.

Na casa dele, o pai, a mãe e uma tia têm comorbidades. Um motivo a mais para ele querer tanto se vacinar. Mas não é só por isso.

"É uma responsabilidade coletiva, para a gente sair da pandemia, e dá um alívio individual e também uma segurança maior para a gente se prevenir contra a doença", destacou.

A também universitária Paula Santos Calasans disse que está vivendo uma mistura de ansiedade e alívio. Ela também tem 22 anos e vai ser a última da família a ser vacinada.

O coração vai aliviar por mim e pela minha família. Dá uma sensação de esperança, mas a rotina e as precauções vão continuar com certeza. Vai até o ano que vem, porque não pode brincar com isso não".

Já a estudante Júlia da Silva Macelino, de 18 anos, diz que está muito feliz e contando os segundos para, enfim, ser imunizada.

"Eu quero muito vacinar, quero ver meus amigos vacinando, porque eu sei que, aos poucos, a gente vai erradicando com esse vírus", afirmou.

Leia também:
>>
 Espírito Santo deve combinar doses da Pfizer e AstraZeneca para completar imunização
>> Mais de 140 mil capixabas precisam receber 2ª dose de vacinas contra covid-19
>> Adolescentes serão vacinados contra covid-19 em setembro no ES

Pontos moeda