Covid-19: Vila Velha pode iniciar vacinação de pessoas com 25 anos ou mais na próxima semana

Geral

Covid-19: Vila Velha pode iniciar vacinação de pessoas com 25 anos ou mais na próxima semana

A prefeitura informou que as vagas para o agendamento de pessoas com 25 anos ou mais serão divulgadas assim que forem liberadas

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Adessandro Reis

Uma nova faixa etária da vacinação contra a covid-19 pode ser aberta na próxima semana em Vila Velha. Trata-se do grupo de pessoas que possuem 25 anos ou mais. De acordo com a prefeitura, o município canela-verde deve atingir 90% da faixa de 30 anos ou mais ainda nesta semana, e consequentemente abrir o agendamento para o novo grupo.

Segundo a prefeitura, cerca de 69% do grupo de 30 anos ou mais já foi vacinado e existe a previsão de chegar até 90% durante a semana. A taxa de 90% é a mínima exigida pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) para que o agendamento do grupo subsequente seja aberto.

A prefeitura também informou que as vagas para o agendamento de pessoas com 25 anos ou mais serão divulgadas assim que forem liberadas.

Nossa reportagem entrou em contato com as prefeituras de Cariacica, Serra e Vitória. Por enquanto, as cidades ainda possuem previsão para abrir o agendamento para pessoas com 25 anos ou mais, e seguem vacinando a faixa etária de 30 anos ou mais sem comorbidades. Veja abaixo, o que cada uma disse.

Cariacica

"A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) informa que atualmente está sendo vacinada a faixa etária de 30 anos ou mais sem comorbidades. Atualmente já foi imunizado 42% deste público e a ampliação da faixa etária ocorre quando essa cobertura chegar a 90%".

Serra

"A Secretaria da Saúde da Serra explica que 25% da população do município com idades entre 30 e 34 anos recebeu pelo menos uma dose ou a dose única do imunizante contra a Covid-19. Entre 35 e 39, 70%. Já de 40 a 44 anos, 75%. Entre 45 a 49, 75%. De 50 a 54, 82%. De 55 a 59, 87%.

A Secretaria lembra ainda que abre agendamentos para vacina contra a Covid-19 sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, às 18 horas.

Entre o público que está sendo vacinado estão pessoas com idades acima de 32 anos, sem comorbidades; gestantes; puérperas; profissionais da Educação; Saúde; e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A ampliação de público e o número de doses dos próximos agendamentos estão condicionados ao repasse de novas vacinas ao município.

Não se trata de estagnação, mas de uma grande demanda para a idade, tendo em vista que a cada agendamento, todas as vagas são rapidamente preenchidas".

Vitória

"A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que Vitória já aplicou 340.898 doses da vacina contra a Covid, sendo 229.696 da primeira dose, o que representa 84,6% da população adulta vacinada com a primeira dose e 111.202 da segunda dose e dose única, o que representa 40,9% totalmente imunizada.

Não haverá vacinação contra a Covid em Vitória neste fim de semana.

Nesta segunda-feira (02) acontece a aplicação da segunda dose da Pfizer para quem recebeu a primeira dose até 12 de maio. A vacinação será no Maanaim Vitória, no ginásio da Faculdade Salesiano e na Igreja Batista de Jardim da Penha.

A Semus aguarda o recebimento de novas doses para abrir agendamento para a aplicação da primeira dose. Para oferecermos doses para faixas etárias abaixo de 30 anos, dependemos da chegada de vacinas. A pasta ainda não recebeu a planilha de distribuição do Estado.

Sobre a segunda dose, Vitória oferta sistematicamente de acordo com os aprazamentos das vacinas realizadas no município. No momento oportuno, serão abertos novos agendamentos".