Geral

Dia D: mais de 108 mil pessoas já foram vacinadas neste sábado no ES

A expectativa com a aplicação das mais de 200 mil doses, era que o Espírito Santo aumentasse em 5% a imunização da população capixaba

Foto: Reprodução TV Vitória

Um mutirão de vacinação contra a covid-19 foi feito neste sábado (21) nos 78 municípios capixabas do público com 18 anos ou mais. A data foi marcada pelo "Dia D" de mobilização que acontece até o fim da tarde.

A ação de imunização aconteceu de forma simultânea em todo o Estado. O Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, divulgou nas redes sociais dados parciais da vacinação neste sábado (21) em todo o Estado. Até às 16h, 99.192 pessoas já haviam tomado a primeira dose, 9.503 tomaram a segunda dose e 80 tomaram a vacina de dose única.

Ao todo, foram vacinadas 108.775 pessoas contra a covid-19. Segundo o secretário, por hora, foram imunizadas mais de 13 mil pessoas. 

Em uma atuação conjunta entre a Sesa e as secretarias municipais, a expectativa com a aplicação das mais de 200 mil doses, era que o Espírito Santo aumentasse em 5% a imunização da população capixaba. 

O Dia D de Vacinação atraiu muitos jovens ansiosos para se proteger do vírus da covid-19. A jovem Flávia Rodrigues, de 22 anos, aguardava por esse momento, principalmente, após ter perdido uma pessoa importante.

"Perdi minha vó esses dias atrás e estava esperando muito por essa vacina. Para tirar esse peso das costas, esse medo de sair de casa, medo de pegar a covid", relatou. 

Quem esperou tanto para se vacinar, aproveitou para registrar o momento. A assistente administrativo, Milena Correia contou que está feliz em, finalmente, ter tomado a primeira dose. 

"Tem que registrar esse momento. Graças a deus a gente conseguiu vencer. Conseguimos tomar a primeira dose, e vamos aguardar a segunda dose e vencer a covid-19". 

De acordo com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, o objetivo de realizar um mutirão de vacinação é para convencer a população da importância de se imunizar contra a covid-19. 

"Nós precisamos convencer as pessoas a virem vacinar. Então, esse mutirão é um grande dia de convencimento para que o pai convença os filhos, a mãe convença os filhos. Isso gera um sentimento de comoção social e faz com que as pessoas, cada vez mais, compareçam aos nossos postos e locais de vacinação", destacou.

Segundo o Governador do Estado, Renato Casagrande, a expectativa é de aumentar a quantidade de pessoas vacinadas em todo o território capixaba. 

"Nosso esforço hoje é para gente chegar a pelo menos 5 % da população capixaba vacinada. Fizemos uma divulgação em todo estado.  A parceria do Governo do Estado com os municípios para que a gente venha dar um salto. Chegamos a um ponto de queda da pandemia do Estado, mas agora nós estabilizamos. Então, é muito importante que a gente não deixe de vacinar", explicou. 


Pontos moeda