Geral

ES tem sete casos de variante Delta, confirma governo do Estado

A informação foi divulgada no final da tarde desta segunda-feira (09), pelo governador Renato Casagrande, em suas redes sociais

Foto: Pixabay

O governo do Estado confirmou o registro de sete casos da variante Delta, do novo coronavírus, no Espírito Santo. A informação foi divulgada no final da tarde desta segunda-feira (09), pelo governador Renato Casagrande, em suas redes sociais.

Na postagem, o governador atribuiu a informação ao Ministério da Saúde. No entanto, por meio de nota, a pasta informou que, até esta segunda-feira, foram confirmados 510 casos da variante no país, mas nenhum no Espírito Santo.

Ainda assim, o governo do Estado mantém a informação, confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes. 

Em nota, o Ministério da Saúde ressaltou que os dados são atualizados a partir das notificações das secretarias estaduais de saúde e que são dinâmicos. Admitiu ainda que os números podem sofrer alterações após investigação feita pelas gestões locais, com apoio da pasta.

Em sua postagem no Twitter, Casagrande reforçou a necessidade da população manter os cuidados para prevenir a disseminação do vírus. 

"Reforço a necessidade de mantermos os cuidados e os protocolos de prevenção, sobretudo, vacinar-se na primeira oportunidade com a D1 e a D2. Diante de qualquer sintoma, mesmo vacinado, procure um ponto de testagem", destacou Casagrande.

Como a informação foi confirmada no final da tarde, o secretário Nésio Fernandes informou, durante coletiva de imprensa realizada um pouco mais cedo, que ainda não havia registros da variante no Espírito Santo. 

No entanto, em outras ocasiões, Nésio Fernandes admitiu a possibilidade de a variante Delta  — que teve seu primeiro caso confirmado na Índia — já estar em circulação em território capixaba. 

Há duas semanas, o secretário disse que a confirmação da presença dessa cepa do coronavírus no estado era questão de tempo. Na ocasião, ele informou que pelo menos 10 variantes do vírus circulavam pelo Espírito Santo, com predomínio da Alpha, Gamma e Zeta.

Leia também: Fiocruz alerta para novas variantes do vírus da covid-19

Variante já matou 28 pessoas em todo o Brasil

De acordo com informações do Ministério da Saúde, dos 510 casos da variante Delta identificados e notificados no Brasil até esta segunda-feira, quatro foram registrados no Ceará, 75 no Distrito Federal, dez em Goiás, sete no Maranhão (sendo seis identificados em um navio que esteve no estado e um caso de viajante), quatro em Minas Gerais, três no Pará, 54 no Paraná, cinco em Pernambuco, 203 no Rio de Janeiro, 45 no Rio Grande do Sul, nove em Santa Catarina e 91 em São Paulo. 

Ainda segundo a pasta, até o momento, entre esses casos, 28 óbitos foram confirmados para a variante, nos estados do Maranhão (1), Paraná (19), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (4), Santa Catarina (1) e no Distrito Federal (2).

Pontos moeda