Geral

Eventos e atividades esportivas estão liberados no ES

A Secretaria de Esporte anunciou também a realização dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) para setembro, principal competição estudantil do Estado

Nadine Silva Alves

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Sesport

A partir desta segunda-feira (02) está autorizado a realização de eventos esportivos em municípios classificados no risco baixo e moderado, de acordo com o Mapa de Risco do Espírito Santo, divulgado semanalmente.

A decisão foi publicada no último dia 28 de julho no Diário Oficial do ES, na portaria nº 005-R. Ela dispõe sobre a realização de eventos esportivos, levando em conta as medidas para enfrentamento da crise sanitária da covid-19. 

No entanto, a realização de eventos esportivos deve seguir as orientações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Desta forma, fica autorizada a presença de público desde que sejam cumpridas todas as determinações, como por exemplo, o limite de público de 40% da capacidade do local ou de 300 (trezentos) torcedores - será obedecido o que for menor.

O secretário de Esportes e Lazer do Estado (Sesport) Júnior Abreu comemorou a medida e disse que agora é possível planejar uma retomada das práticas esportivas. 

"A partir de hoje esperamos ser contactados pelas federações para marcarmos os jogos ainda para este ano", disse.

Jogos de intercalasse em setembro

Com a liberação, a Sesport confirmou também a realização dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), conhecidos como intercalasses para setembro. Principal competição estudantil do Estado, os JEES serão realizados no Sesc de Guarapari. 

"A previsão nossa é ter cerca de 2.000 alunos-atletas. As seletivas nacionais serão em 28 de outubro, no Rio de Janeiro. Se não tivermos a competição estudantil agora, não conseguiremos participar", ressaltou Júnior.

Os jogos estudantis serão realizados em formato bolha, ou seja, todos dentro do Sesc serão testados, os atletas, dirigentes e comissão técnica antes da entrada. 

"Por ser um evento mais fechado, os jogadores serão testados, e caso o resultado seja positivo, serão afastados e acompanhados por um médico", explicou o secretário.

Pandemia pode ter prejudicado rendimento dos atletas

Apesar das boas expectativas para o retorno, Júnior Abreu esclareceu que os quase 18 meses com aulas e treinos presenciais suspensos podem ter prejudicado o rendimento dos atletas.

"Foi muito ruim, esses atletas ficaram sem treinar, todas as competições foram suspensas. É um conjunto de ações que levaram a um prejuízo difícil de mensurar. A ideia é recuperar o tempo perdido. Mas, a turma está ávida para praticar esporte e animada para voltar", salientou. 

Veja abaixo o mapa de risco vigente nesta semana:

Foto: Divulgação / Governo do ES


Pontos moeda