Geral

Fios elétricos irregulares foram usados em iluminação pública da Serra

Segundo o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, fios que foram alvo da Operação Elétron estavam sendo utilizado em instalações públicas do município

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Marcelo Pereira / Folha Vitória

Fios elétricos irregulares de uma empresa alvo de operação "Elétron", deflagrada no último dia (10), foram usados na iluminação pública da Serra. Os locais onde o material foi utilizado não foram divulgados. 

O uso desses fios no município foi confirmado pelo deputado estadual e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Vandinho Leite.

"O mais preocupante é que descobrimos que a prefeitura da Serra esta instalando iluminação pública com fios da marca investigada", disse o parlamentar.

A utilização do material em serviços da prefeitura teria ocorrido por meio de empresa terceirizada

Segundo a Secretaria de Serviços da Serra, a prestadora de serviços tem autonomia para fazer a aquisição de materiais que sejam aprovados pelo Inmetro.

A Secretaria informou, ainda, que não tem ciência de que foram adquiridos ou instalados materiais da empresa investigada em suas obras e afirmou que irá se reunir com a empresa contratada para fazer um levantamento.

A instalação dos fios na iluminação pública de uma prefeitura da Grande Vitória já havia sido informada pela Polícia Civil. No entanto, o nome da prefeitura não havia sido divulgado.

O titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, Eduardo Passamani, disse que a polícia irá apurar se a empresa tinha conhecimento da procedência dos fios. 

A reportagem tentou entrar em contato por telefone com a empresa terceirizada que prestava serviços para a prefeitura, mas o responsável não estava no local. Assim que for feito esse contato, a matéria será atualizada. 

40 mil metros de fios e cabos elétricos irregulares foram apreendidos

Foto: Marcelo Pereira / Folha Vitória

A segunda fase da operação Elétron apreendeu, nesta quinta-feira (19), 40 mil metros de fios e cabos elétricos considerados de fabricação irregular. De acordo com as investigações, o material era vendido por uma fábrica da Serra que havia sido interditada no dia 10 de agosto. 

O empresário dono da empresa, que é morador do bairro Praia do Canto, em Vitória, foi preso na primeira fase da operação. 

Dez empresas nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica foram fiscalizadas durante a ação da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, integrada com a Comissão de Defesa do Consumidor da Ales e com o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (IPEM-ES).

Fios elétricos causam superaquecimento e curtos-circuitos

O laudo do IPEM-ES constatou que os fios elétricos da fábrica investigada apresentavam irregularidades de fabricação. De acordo com a polícia, a empresa interditada distribui mercadorias para pelo menos dez estados brasileiros e para todo o Espírito Santo.

Ainda de acordo com o laudo, os produtos poderiam causar superaquecimento da rede de energia, curtos-circuitos e contribuir com a alta do consumo de energia, gerando aumento na conta de quem utilizava.

A fábrica na Serra vendeu produtos irregulares para hospitais, igrejas, escolas, construtoras e diversas lojas de material de construção. As lojas, por sua vez, revenderam a mercadoria para um número incalculável de consumidores finais.

Segundo a polícia, a situação representa um verdadeiro risco à vida de inúmeros consumidores, já que os fios elétricos irregulares produzidos pela fábrica eram capazes de causar superaquecimento da rede de energia, curto circuitos e até mesmo incêndios. 

O dono da fábrica já havia sido detido, em 2019, pelo mesmo crime. No entanto, na ocasião, ele pagou uma fiança de R$ 100 mil e foi liberado.

Marcelo Pereira / Folha Vitória
Marcelo Pereira / Folha Vitória
Marcelo Pereira / Folha Vitória
Marcelo Pereira / Folha Vitória
Marcelo Pereira / Folha Vitória
Marcelo Pereira / Folha Vitória


Pontos moeda