Geral

Não há mortes por variante Delta, mas ES já tem transmissão comunitária

Informação é do secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, que confirmou o registro de sete casos, no estado, dessa cepa do coronavírus

Foto: Divulgação

Nenhuma morte foi registrada, até o momento, no Espírito Santo, em decorrência de infecção com a variante Delta do novo coronavírus. No entanto, a transmissão da nova cepa já se dá de forma comunitária — ou seja, entre os próprios habitantes — no estado.

Ao todo, foram confirmados, até o momento, sete casos de infecção com a nova variante em território capixaba. A informação foi divulgada, primeiramente, pelo governador Renato Casagrande e, mais tarde, confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes.

Em uma postagem no Twitter, Casagrande disse que a informação havia sido confirmada pelo Ministério da Saúde. No entanto, por meio de nota, a pasta disse que, até esta segunda-feira, foram registrados 510 casos da variante Delta no país, mas nenhum no Espírito Santo.

Entretanto, o Ministério da Saúde admitiu que os números podem sofrer alterações após investigação feita pelas gestões locais. Ressaltou ainda que os dados são atualizados a partir das notificações das secretarias estaduais de saúde e que eles são dinâmicos.

De acordo com Nésio Fernandes, apesar de a nova cepa — que teve o seu primeiro registro na Índia — ainda não ter provocado mortes no Espírito Santo, o estado já registrou quase 12 mil óbitos causados pelas demais variantes.

"Nós queremos destacar que se trata da mesma doença, que se trata de uma variante mais transmissível, mas que encontra, no Espírito Santo, um avanço muito importante da vacinação", destacou o secretário.

Nésio Fernandes aproveitou também para reforçar a importância da população continuar se vacinando com as duas doses do imunizante contra a covid-19, manter o uso de máscaras, evitar aglomerações e fazer o teste para detecção da doença sempre que apresentar algum sintoma, por menor que ele seja.

"As diversas medidas de gestão de risco da pandemia, em nosso estado, são amplamente conhecidas e adotadas. O Estado não questionou e manteve a orientação do uso constante das máscaras, tem ampliado a sua estratégia de testagem e tem garantido uma rede de atenção à saúde adequada para atender toda a população capixaba", frisou.

O secretário destacou ainda que os casos de aglomerações registrados frequentemente no estado podem comprometer os avanços conquistados no combate à pandemia.

"Não é o momento para shows dançantes, para aglomerações nas ruas, como temos visto. Essas aglomerações podem comprometer conquistas importantes dessa retomada. Nós entendemos que, até o presente momento, não existem elementos que possam subsidiar um passo atrás nas decisões já tomadas até agora", disse Nésio Fernandes.

Leia também:
>> Espírito Santo alcança 3 milhões de doses aplicadas contra a covid
>> Fiocruz alerta para novas variantes do vírus da covid-19

Pontos moeda