Poppit: novo brinquedo para 'desestressar' crianças vira febre no ES

Geral

Poppit: novo brinquedo para 'desestressar' crianças vira febre no ES

De acordo com profissionais da área da saúde, o novo brinquedo pode trazer inúmeros benefícios para quem o utiliza, como diminuir o estresse, por exemplo

Foto: Folha Vitória

Com tantas cores e formatos, os novos brinquedos conhecidos como Poppit - Fidget Toy têm sido os mais desejados pelas crianças. Eles são conhecidos como anti-estresse e por proporcionar uma sensação de calmaria nos pequenos. 

As peças são feitas de silicone e se assemelham com o plástico bolha que muitos sentem prazer em estourar. De acordo com profissionais da área da saúde, o novo brinquedo pode trazer inúmeros benefícios para quem o utiliza. 

Com a pandemia, muitos adultos, e também crianças, se tornaram mais estressados, agitados e com mais tempo ocioso, o que levou o ser humano ao limite em suas emoções. A psicopedagoga, Penha Perteli, confirmou que a nova moda dos Fidget Toys ajuda a diminuir o estresse em crianças. 

"As pessoas buscaram algo para preencher o vazio, o tempo e a satisfação. Entre tantas criações surge, com a força da mídia, os brinquedos anti-estresse que chegaram trazendo a atração e podem proporcionar a sensação de calmaria, satisfação, auxilia na destreza, na concentração e entretenimento com as ações repetitivas em respostas às situações estressantes", explicou ela.

A profissional ainda ressaltou que os novos brinquedos proporcionam ao cérebro um certo estímulo e que as várias cores ajudam nesse processo. 

"Eles estimulam o cérebro de várias maneiras porque o lúdico sempre acalma e ainda mais quando é sensorial, manual e colorido como esses brinquedos. O brincar traz sempre para a criança aprendizagens indescritíveis, desenvolvimento saudável e contribuem para estabilizar as emoções que é a base para o ser feliz".  

O proprietário da loja Zilka Armarinho e Papelaria, que fica em Vitória, Fernando Lima, de 52 anos, contou que a procura pelo produto tem sido grande por parte dos pais e que o estabelecimento oferece várias opções de cores e formatos diferentes.

"Nós começamos a receber os produtos em abril desse ano. E estamos vendendo muito. A loja enche com a procura dos pais".

Segundo ele, os preços variam bastante e podem chegar a custar cerca de R$ 90 reais.

Conheça os principais benefícios do Poppit

Um dos principais benefícios do novo brinquedo está ligado à cognição, ou seja, a capacidade de ganhar conhecimento. A proposta do Poppit é apostar na repetição de movimentos, o que desenvolve a coordenação motora na criança.

Especialistas afirmam que a ação repetitiva ajuda a diminuir o estresse e trás alívio e satisfação. As peças bolhas podem desenvolver ainda a rapidez da criança. 

Outros tipos de Fidget Toys

Os poppit's são os modelos mais recentes que ajudam a desestressar crianças. Como eles, os cubos mágicos também são brinquedos que desenvolvem os senso cognitivo, pois exigem concentração para conseguir montar as cores no devido lugar. 

Foto: Reprodução | Pixabay

Em 2017, surgem também os spinners, uma bola com três prolongamentos de plástico que podia ser pressionado e girava. Esse modelo de Fidget Toy surgiu no Estados Unidos há 25 anos atrás, quando uma mãe fez o desenho do objeto para entreter a filha que, na época, tinha sete anos e sofria de problemas neurológicos.