Programa TED Itinerante tem início com visitas às Subseções do Sul do Estado

OAB em pauta

Geral

Programa TED Itinerante tem início com visitas às Subseções do Sul do Estado

Buscando promover intercâmbio de experiências, aprimoramento e integração entre órgãos do sistema de apuração ético-disciplinar, a OAB-ES, por meio do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), está implementando o programa TED Itinerante.

Foto: Reprodução / OAB-ES

Buscando promover intercâmbio de experiências, aprimoramento e integração entre órgãos do sistema de apuração ético-disciplinar, a OAB-ES, por meio do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), está implementando o programa TED Itinerante. As visitas às Subseções de Guaçuí e Cachoeiro de Itapemirim começaram na última sexta-feira (06/08).

Participaram o presidente do TED-ES, Alberto Nemer Neto; o Secretário do TED-ES, Leonardo Corteletti; o presidente da 6ª Turma, Bruno Calmon; o presidente da 8ª Turma, Everaldo Corteletti; a membra da 1ª Turma, Maria Iacy e o presidente da 3ª Turma, Wilson Marcio Depes.

Alberto Nemer Neto falou sobre o programa TED Itinerante. “Dando seguimento à atuação de vanguarda, o TED da OAB- ES implementou o programa TED Itinerante, visando a integração e a evolução mútua entre os órgãos do sistema de apuração ético-disciplinar da OAB, isto é, o TED e as Subseções em que há Conselho. As receptivas na Subseção de Guaçuí e na Subseção de Cachoeiro evidenciaram a importância dos processos ético-disciplinares para a respeitabilidade da advocacia, perante a classe e à sociedade em geral. Em breve, novas visitas serão feitas em prol do contínuo aprimoramento”, explicou Nemer.

Em Guaçuí, o presidente e membros do TED-ES foram recebidos pelo presidente da 6ª Subseção, Luiz Moulin, e conselheiros. Já em Cachoeiro de Itapemirim, eles foram recebidos pelo presidente da 2ª Subseção, Adílio Domingos dos Santos Neto, e conselheiros.

Os presidentes das Subseções elogiaram a iniciativa. “Foi uma visita extremamente produtiva para a Subseção, em especial ao Conselho, para melhor conhecimento da estrutura do TED e do procedimento de julgamento dos processos ético- disciplinares de profissionais da advocacia. Essas visitas são muito importantes para o alinhamento e o fortalecimento da relação do TED com os Conselheiros das Subseções”, ressaltou o presidente da 6ª Subseção, Luiz Moulin.

"A visita da equipe do Tribunal de Ética e Disciplina às Subseções, levando capacitação e atualização, revela-se absolutamente importante e necessária. A medida demonstra a preocupação do Tribunal em apresentar a melhor prestação dos serviços, devendo ser reconhecida e parabenizada, observando-se que as Subseções que possuem Conselho instalado, detém atribuição de instrução processual. Ganha a Advocacia do Espírito Santo", afirmou o presidente da 2ª Subseção, Adílio Domingos dos Santos Neto.

Foto: Reprodução / OAB-ES

Os membros do TED-ES também falaram sobre a ação. “É de suma importância que haja adequada compreensão das atribuições do TED-OAB-ES e das Subseções, inclusive, como forma de tornar os processos mais eficientes e com vistas à adequada solução dos casos analisados. Assim, o TED Itinerante se apresenta como medida de integração e diálogo institucional relevante”, disse Leonardo Corteletti.

“Uma ótima oportunidade para difundir o trabalho realizado pelo Tribunal, garantindo, também, que processos éticos-disciplinares iniciados nas Subseções com Conselho sejam mais bem instruídos e conduzidos”, disse a membra da 1ª Turma, Maria Iacy.

“Seria uma injustiça não reconhecer o belo trabalho que o Tribunal de Ética, comandado por Alberto Nemer, vem realizando no Estado. Convocou uma equipe altamente conceituada, fixou as diretrizes e saiu pelo Estado afora, ensinando as Subsecções como funciona o Tribunal. Encontrei com um magistrado que, com críticas ao passado, elogiou o trabalho de hoje. Aliás, acho que conseguimos entender que o Estatuto da Ordem, nessa conjuntura, deixa de ser simples repositório de formas e praxes dos pleitos jurídicos, e assume a qualidade de estatuto funcional de, digamos, se assim couber, um dos poderes soberanos do Estado Democrático. Minha palavra é de reconhecimento”, afirmou o presidente da 3ª Turma, Wilson Marcio Depes.

“A troca de experiências é um dos pressupostos à humildade e à serenidade que todo julgador necessita ter. O sistema ético-disciplinar da OAB, com distribuição da fase de instrução e da fase de julgamento, a primeira, em Subseções com Conselho e, a segunda, junto ao TED, fomenta uma cooperativa integração e constante crescimento conjunto, em prol de um efetivo devido processo legal. A iniciativa foi condigna à seriedade do sistema ético-disciplinar da OAB”, comentou o presidente da 8ª Turma, Everaldo Corteletti.

"É gratificante encontrar advogados e advogadas comprometidos com a ética profissional, atentos às funções institucionais da Ordem e zelosos com os direitos e garantias fundamentais. As subseções de Guaçuí e Cachoeiro do Itapemirim estão bem representadas", disse o presidente da 6ª Turma, Bruno Calmon.

"Não há dúvidas do reforço à independência institucional de todos os advogados e advogadas que atuam nas diversas fases do processo ético-disciplinar", diz Alberto Nemer Neto, enfatizando que a troca de experiência é sempre de engrandecimento técnico-teórico a todos e todas - "no que, sem dúvidas, merecem especial agradecimento os Presidentes Rizk Filho, Luiz e Adílio, pela constante atuação em prol da advocacia e da sociedade", concluiu o presidente do TED-ES, Alberto Nemer Netto.