Geral

Espírito Santo alcança 3 milhões de doses aplicadas contra a covid

Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, divulgou dados relacionados ao avanço da vacinação no Estado e primeiro estudos preliminares do projeto "Viana Vacinada" em coletiva de imprensa

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória

O Espírito Santo alcançou, no último domingo (08), a marca de 3 milhões de doses aplicadas contra a covid-19. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (09). Ele atualiza informações sobre o enfrentamento da pandemia no Estado. 

Foto: Adessandro Reis

Fernandes estava acompanhado do prefeito de Viana, Wanderson Bueno, para comentar sobre os primeiros resultados do estudo "Viana Vacinada". O projeto analisa a eficácia de aplicação de meia dose da AstraZeneca na população da cidade.

Foto: Reprodução /Youtube
Na coletiva desta segunda-feira (08) estiverem presentes, da esquerda para a direita:  subsecretário de Saúde, Luiz Carlos Reblin, secretário de Saúde, Nésio Fernandes, prefeito de Viana, Wanderson Bueno, e a secretária de Saúde de Viana, Jaqueline Jubini   

Confira pontos de destaque da coletiva:

Estudos do Viana Vacinada

Ontem tivemos o Dia D da segunda dose do programa "Viana Vacinada" para aplicação de meia dose. Tivemos praticamente 20 mil vacinas aplicadas nos 14 dias que sucederam o dia 13 de junho. A partir de ontem, começamos a completar o esquema vacinal. 

O projeto foi desenvolvido em várias fases. A primeira fase objetivava alcançar resultados de imunogenicidade. Ou seja, qual seria a capacidade da vacina AstraZeneca produzir anticorpos com a meia dose. 88,3% dos vacinados desenvolveram titulação anticorpos anti Sarv-2 adequados comprovando o efeito imunogênico da meia dose.

Viana não registra óbitos pela doença no grupo que recebeu meia dose

Acompanhamos os vários aspectos em relação a essa vacina. Uma delas diz sobre os efeitos adversos, reações que acompanham as vacinas. Na vacinação com a dose habitual, os efeitos adversos são 84% leves, especialmente dor, edema, vermelhidão no local. E na meia dose, isso foi 83%. 

Não tem muita diferença mas parece que a duração dos efeitos adversos leves, na meia dose, demoram menos tempo. Outra questão é referente aos óbitos. Aconteceram 11 em junho e 7 em julho. Entre o grupo acompanhado pela janela que a vacina faz efeito, não ocorreu nenhum óbito em Viana.

 Prefeito de Viana fala sobre os estudos e primeiros efeitos na população

Wanderson Bueno: "Estamos felizes com esse resultado. O município se organizou cedo desde o início para executar todas as estratégias e atingir esse público que, no início, tinha muitas dúvidas em relação ao projeto. Trouxemos esclarecimento para quem quis participar. O resultado vem comprovar o que dissemos lá atrás e o que já sentimos no município, sobre a diminuição do número de mortes. 

O município se organizou, ontem, Dia dos Pais, e fizemos o dia D da vacinação. Tivemos um excelente comparecimento. Ao todo, 20322 receberam a primeira dose. Ontem, tivemos a oportunidade de vacinar mais de 11 mil pessoas. O município mantém a estratégia por 14 dias. Hoje, às 18h, será aberto novo agendamento".

Secretária de Saúde de Viana pede que população participe das campanhas de vacinação

Jaqueline Jubini: "O município de Viana conseguiu acelerar a vacinação. É importante que a população faça adesão à segunda dose da vacina, que vai reforçar e garantir a imunização. Abriremos agendamento às 18h de hoje e chamamos a população para que possa concluir a imunidade".

Espírito Santo alcançou 3 milhões de doses aplicadas contra covid 

Alcançamos ontem a marca de 3 milhões de doses aplicadas no Espírito Santo. Essa marca é resultado da rapidez da aplicação das doses que chegam ao Estado. Ontem, considerando todos os municípios Grande Vitória, tivemos uma única solicitação de leito na nossa central de regulação da Sesa. De fato, estamos vivendo uma fase de consolidação da etapa de recuperação de uma grande curva de casos. Esse efeito se dá pela ampla cobertura vacinal. 

Meia dose fez efeito na maioria dos voluntários de Viana

Do total de pacientes vacinados com a meia dose, 600 pacientes voluntários foram monitorados com exames laboratoriais. Aproximaram 550 preservaram a participação no estudo. Nos resultados avaliados após 28 dias, foi identificado que em 88,3%  dos pacientes, a meia dose foi capaz de gerar um efeito protetor. 

Projeto só será desenvolvido em Viana

Não há previsão de realizar o mesmo estudo em outros municípios. Estamos analisando novas fases para avaliar o uso da meia dose em outros esquemas no próprio município. Entre os 20 mil vacinados em Viana, não houve nenhum óbito em 28 dias.

Prefeito de Viana diz que município vai procurar quem não tomar a segunda dose

Wanderson Bueno: "O município iniciou a segunda fase do projeto. Organizamos a partir de 8 de agosto o grande dia D, o primeiro dia de mobilização. Ontem, tivemos comparecimento de mais de 50% do público. O esquema vacinal está programado para os próximos 14 dias. Faremos uma busca nesses 14 dias para atingirmos 100% das pessoas e acionar o morador que não comparecer para tomar a segunda dose".

Secretário Nésio sinaliza que regras podem ser flexibilizadas até final do ano

Nos meses de agosto e setembro, nós reconhecemos a avaliação de cenários apresentada e que estes seriam meses de transição. Temos a maioria absoluta dos municípios em risco baixo. Desta maneira, diversas atividades já estão autorizadas com exigência de protocolos. As limitações são pequenas em baixo risco. Podemos ter até o final do ano, mudanças no tema do retorno das aulas, liberação de eventos e atividades que estão em fase de discussão mas estamos aguardando ampla cobertura vacinal. Caso ocorra novo comportamento da pandemia, como circulação de variante letal, podemos modificar e até retroagir em medidas aplicada. 

Variante Delta não circula no Espírito Santo

Até o presente momento, não há registro de circulação da variante Delta no Estado.

Cuidados devem permanecer como uso de máscaras, diz subsecretário Reblin

Reblin: Com tantas notícias boas, nos preocupa a relação das pessoas sobre uso de máscaras e aglomeração. Nesse momento, com o avanço da nossa cobertura vacinal, não é possível prever quando vamos retirar essas restrições. Normalmente, é a Organização Mundial da Saúde que faz anúncios gerais sobre o controle geral dessas doenças. Chegaremos ao momento em que o patamar da doença estará reduzido. Mas é improvável termos uma data para isso.    

Pontos moeda