Geral

Ufes prevê inclusão de 2 mil novos alunos em programa de assistência estudantil

Também é projetada inclusão de 1.021 estudantes no pagamento de auxílios financeiros

Foto: Breno Ribeiro

O reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Paulo Vargas, anunciou a ampliação do Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes). É projetada inclusão de 1.021 estudantes no pagamento de auxílios financeiros e um novo edital está previsto para contemplar dois mil novos beneficiários.

De acordo com informações da universidade, a ampliação dos recursos destinados à assistência estudantil foi possível a partir do descontingenciamento e desbloqueio de parte do orçamento da Ufes.

As restrições orçamentárias impediram a abertura de edital de cadastro no Proaes neste ano, o que afetou especialmente os ingressantes dos semestres 2020/2 e 2021/1.

Previsão era de cortar benefícios de alunos

Mais de 900 alunos de baixa renda que ingressaram em junho na Ufes correram risco de ficar sem o auxílio estudantil ofertado pelo Governo Federal.

Na época, uma carta aberta enviada à comunidade universitária e disponível no site da instituição, a Ufes esclareceu que a medida seria necessária diante do corte orçamentário de 18,3% na assistência estudantil.

A porcentagem atingiria 33% do total de alunos, o que equivale a um terço dos ingressantes do primeiro semestre deste ano, ou seja, 2.776 estudantes. A redução do orçamento foi de R$ 20,5 milhões para R$ 16,5 milhões.

Leia mais: Ufes prevê funcionamento prejudicado a partir de bloqueio de verbas feito pelo Governo Federal

Na ocasião, o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde, disse que nos últimos anos os recursos repassados pelo Governo Federal não têm sido compatíveis com a demanda da universidade.

"Desde 2018 estamos com déficit e com cortes orçamentários que prejudicam a assistência estudantil", reforçou ele.

Na carta, a Ufes escreveu que, em razão dos cortes, não há previsão para abertura dos editais. Informou que o ano de 2017 foi o último no qual o orçamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) foi suficiente para atender à totalidade dos estudantes cadastrados na assistência.

"O cenário atual impossibilita a abertura de novos editais. No momento não temos condições de abrir editais", lamentou Gustavo Forde. 

Recursos vão suprir a demanda por assistência estudantil

O reitor Paulo Vargas destacou que a Administração Central da Ufes dá um passo importante ao disponibilizar recursos para suprir a demanda por assistência estudantil.

“Essa política é central para que nossos estudantes consigam realizar e concluir seus cursos. Nosso compromisso é promover educação de qualidade para todos, e, diante das desigualdades sociais, os instrumentos de inclusão são essenciais para que jovens das faixas de renda mais baixas tenham melhores condições para permanecer na Universidade. Por isso, após o descontingenciamento e desbloqueio do orçamento, ocorridos nas últimas semanas, decidimos reprogramar os valores. Com isso, mais de dois mil novos estudantes cadastrados na assistência estudantil da Ufes passarão a receber auxílios financeiros, o que corresponde a um acréscimo de cerca de 50% no número de atendidos pela Ufes”, destacou o reitor.

Para a estudante de Ciências Sociais e membro do Fórum de Assistência Estudantil Luara Pereira, este é um momento de conquista histórico, conseguido por meio de uma luta pela inclusão e ampliação da assistência estudantil.

“O ensino remoto gera muitas implicações aos estudantes, como o aumento dos gastos com energia, alimentação, e aprofunda questões de desigualdade que já existem. O incremento da assistência é uma novidade muito bem-vinda e um alívio para quem já passa por uma situação de grande vulnerabilidade, em especial para quem mora fora de suas cidades, de suas redes de apoio”, afirma.


Pontos moeda