Geral

Viana Vacinada: aplicação da 2ª dose contra a covid-19 acontece neste domingo

Vacinação ocorre em 20 pontos da cidade. A aplicação ocorre nos locais de votação do município

Foto: Folha Vitória

Os moradores da cidade de Viana recebem, neste domingo (08), a segunda dose da vacinação contra a covid-19 do projeto Viana Vacinada. O estudo é realizado com a aplicação de dose ajustada, para avaliar a efetividade de meia dose da vacina Astrazeneca.

A primeira meia dose foi aplicada na população vianense no dia 13 de junho, quando foram vacinados aproximadamente 15 mil cidadãos.

Na época, o estudo foi estendido por mais 15 dias, para que todos tivessem a oportunidade de iniciar o processo de imunização contra a doença.

Com a execução do projeto na cidade e o empenho do Governo do Estado, por meio do Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19, em garantir imunização à população capixaba, Viana alcançou a marca de 100% da população vacinada com a primeira dose.

Ao final da campanha, o município pode ser a primeira cidade capixaba com cobertura total de duas doses contra a Covid-19.

O prefeito de Viana ressaltou que o estudo é um avanço na ciência, que pode facilitar e agilizar a vacinação da população contra a Covid-19.

“Quando iniciamos a vacinação na cidade, não havia a disponibilidade de doses para imunização por faixa etária, então, conseguimos vacinar a nossa população adulta toda de forma adiantada. Os resultados desse estudo serão fundamentais para avançarmos na imunização contra essa doença, não só no Brasil, mas mundialmente”, afirmou Wanderson Bueno.

As doses do imunizante foram distribuídas às 174 seções, em 20 pontos de vacinação no município.

População está na expectativa para a segunda dose

Pai de cinco filhos, Anaildo Lima dos Santos, de 45 anos, relatou sua felicidade em poder completar o ciclo de imunização contra a covid-19 e por esse momento acontecer em um dia tão importante, comemoração do Dia dos Pais.

“Estou muito feliz e grato por ter a oportunidade de me vacinar contra essa doença que vem atingindo tantas pessoas. Com certeza, ela (a vacina) trará mais tranquilidade e segurança para todos nós. Ser vacinado no Dia dos Pais é uma honra. Estou ganhando o presente de proteger a mim, a meus filhos e toda minha família”, relatou.

Ele lembrou ainda que, como a pandemia alterou a sua rotina, mesmo com a vacinação é necessário manter os cuidados de prevenção.

“A pandemia mudou muito nossas vidas. Muitos comércios foram fechados, pessoas desempregadas. Acredito que a vacina traz mais esperança, mas é necessário continuar com todos os cuidados”, disse.

Pontos moeda