Geral

'Viradão da Vacinação': Cachoeiro promete ação de 24 horas para vacinar jovens a partir de 18 anos

Agendamento para o "Viradão da Vacinação" começa às 8h desta quinta-feira (19). Ação irá ocorrer na Policlínica Municipal entre sexta-feira e sábado

Foto: Márcia Leal/PMCI

O município de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, fará entre esta sexta-feira (20) e sábado (21) o "Viradão da Vacinação" contra a covid-19 para imunizar pessoas com 18 anos ou mais. Serão disponibilizadas 15 mil vagas para a aplicação da primeira dose.

A ação irá ocorrer na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde) e terá duração de 24 horas seguidas. A vacinação está prevista para começar às 19h de sexta e seguir até as 19h de sábado. 

Além da Policlínica, também haverá vagas disponíveis para vacinação em 32 unidades básicas de saúde no sábado, das 8h às 16h. A intensificação na aplicação das vacinas ocorrerá no "Dia D” da imunização no Espírito Santo.

LEIA MAIS: 'Dia D' terá 213 mil doses de vacina contra covid-19 para jovens com 18 anos no ES

Para ser vacinado, é preciso realizar o agendamento pelo site agendamentosaude.cachoeiro.es.gov.br, previsto para começar nesta quinta-feira (19), às 8h. 

No dia da vacinação, será necessário apresentar o comprovante do agendamento, cartão de vacina, documento de identificação com foto, cartão do SUS ou o CPF.

Cadastro no Vacina e Confia agiliza atendimento

A prefeitura lembrou que quem se dirigir até o local de vacinação com cadastro na plataforma “Vacina e Confia”, do governo do Estado, contribuirá para que o atendimento seja mais ágil, com menos tempo de espera. 

A plataforma comunica o cidadão sobre o período de aplicação da segunda dose e sobre atrasos na aplicação da segunda dose, além de permitir ao usuário a consulta de informações sobre a sua vacinação e a respeito da campanha de imunização em geral.

A plataforma também disponibiliza a declaração do autocadastro e o certificado de vacinação em três línguas (português, inglês e espanhol), importante para quem precisa viajar.

Para se cadastrar, basta acessar o site www.vacinaeconfia.es.gov.br/cidadao, clicar no ícone “Cidadão”, na página inicial, e inserir os dados pessoais, como idade, endereço e CPF. Pessoas que fazem parte de grupos prioritários têm a opção de enviar documentos de comprovação.

Vacinação no interior

No interior do município, a vacinação ocorrerá no sábado (21), das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento. Os moradores dos distritos e localidades rurais deverão procurar a UBS de referência para se vacinar.

O secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, afirmou que a ação pretende agilizar a imunização de toda a população adulta.

“Com a chegada de uma quantidade bem grande de doses e os grupos prioritários já contemplados nas etapas anteriores, poderemos realizar essa grande ação de vacinação para alcançar toda a população adulta do município, o que representa uma conquista enorme. Com a imunização e os cuidados sanitários, que ainda são essenciais, conseguiremos vencer a pandemia”, destacou.

Pontos moeda